Cartas ao JG – Gratidão


Filho, hoje mais uma vez voltamos juntos de sua escola. No caminho, viemos escutando a rádio Jovem Pan, Programa Missão Impossível. É um Programa que une pessoas, ao mediar uma ligação entre elas, de uma pessoa pra outra, proporcionando declarações de amor, ao vivo.
Hoje ligou um tal de Jean, de Fortaleza-CE, querendo mandar uma mensagem para sua patroa, dona de um restaurante. Ele queria agradecê-la por tudo que ela fez por sua vida: pessoal e profissional, quando migrou de Teresina-PI para Fortaleza-CE, sem dinheiro algum.
A patroa ouviu tudo emocionada. É tão difícil filho, ver agradecimentos de funcionários aos seus patrões. E, de patrões aos funcionários, é mais difícil ainda.
Achei a cena comovente, não só eu, os radialistas também ficaram hipnotizados e deram mais tempo que o costume ao quadro. É que eles nunca receberam esse tipo de ligação, expressando esse tipo de amor – um amor de gratidão.
Se eu pudesse deixar pra ti uma mensagem sobre o amor eu diria: sê grato.
Tenha um amor de gratidão. Nunca espere um amanhã qualquer para agradecer a quem te ajudou hoje. Aguce a percepção sobre as pessoas que contribuirão com o teu viver melhor, abrirão portas e aplainarão teus caminhos.
Você irá conviver com muitos ingratos, não aprenda a ser como eles.
Tem um monte de gente que acha que merece e pronto. Que se acha o centro e que todos deverão servi-los. Na hora dos aperreios, vão te procurar, pedir ajuda, uma forcinha. Depois que conseguirem o que precisavam de ti, simplesmente esquecerão, não serão capazes nem de te dizer um simples: Obrigado.
Não seja como eles. Não se nivele a eles. Agradeça e sempre!
E, blinde seu coração para não ficar resignado aos ingratos. Deixe de bobagem. Você não irá mudá-los, simplesmente eles não aprenderam a ser gratos. Foram educados para o desamor, para a competição e violência emocional que divide, que segrega, que afasta.
Portanto, seja generoso, bom, justo e manso de coração sem esperar nada em troca.
Só porque tu não saberias ser diferente, e isso é o que te faz melhor a cada dia. Simples assim.
Não queira ser bom para receber nada em troca. Esqueça isto.
Sê bom para deixar esse mundo melhor, em retribuição ao que você já recebeu.
Não espere um Programa de rádio para surpreender alguém com um gesto de agradecimento, uma atitude de reconhecimento, um mimo, um carinho.
Torne isso uma constante na sua vida. Esteja atento, pessoas boas estão em todos os lugares.
As ruins idem, mas quanto a elas, só você poderá permitir que elas adentrem, ou não, ao seu coração. Trata-se de uma decisão. Toda vez que levar para casa uma pessoa ruim, uma coisa ruim que fizeram a ti, essa pessoa viverá em ti. E, essa mágoa e ingratidão também.
Desapegue deles, dos ruins.
Pense nisso, guarde o bom. Cultive o bom. Faça o bem.
Não se domestique ou se brutalize como muitos homos-amebas-violentus por aí.
Sê revolucionário, revolucionário do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores