Cartas ao JG - Busque Flores

Querido filho, quando você for maior programe o GPS do seu carro para as coordenadas: Latitude 15 44\`32.9´´ S Longitude 47 52\`51.8´´W e siga pra lá nos meses de setembro ou outubro. Seja paciente. A qualquer momento um espetáculo da natureza acontecerá.

Trata-se de uma árvore rara por essas bandas, que vive enroscada numa outra enorme. Ela tem nome científico de MACFADYENA UNGUIS CATI.

É uma trepadeira que chama muita atenção por suas lindíssimas flores amarelas e perfumadas. Originária do México até a Argentina, tem o nome comum de unha-de-gato devido ao seu hábito de agarrar-se as coisas.

Hoje o dia estava difícil no trabalho. Daqueles dias pesados, com pendências aflorando aos borbotões e muitos leões pra matar (termo que usamos para desafios a vencer).

Na equipe que papai gerencia, um desfalque de 40% de pessoal. Além disso, estávamos lançado processo seletivo para o RJ e SP e sempre os momentos que o antecedem são tensos.

De onde papai trabalha, na Diretoria de Tecnologia do BB, para essas Coordenadas são 3 Km. Perto do almoço, chamei meus funcionários para despacharmos em trânsito. Eles não entenderam nada.

Disse-lhes: "Vamos ali, em 15 minutos voltaremos." Os levei para verem essa árvore trepadeira e seus cachos amarelos.

Alguns travaram a voz.

Outros ficaram sem reação.

Falei para eles que temos que ter espaço para a poesia, dentro do caos do dia a dia, e mesmo diante das maiores dificuldades, encontrar momentos para silenciar e contemplar o belo.

Isto nos tornará melhores e mais fecundos.

No caminho de volta, todos estavam silenciosos, a experiência os tocou profundamente.

Durante o resto do expediente o astral era outro, algo tinha acontecido, eles estavam renovados e cheios de ideias e forças para enfrentarem os desafios. Aquelas flores, e a parada contemplativa, os energizaram.

Encontre seu infinito particular. Um lugar para onde possa ir contemplar a vida. Louvar ao Criador e se unir ao Cosmos, em sua beleza estonteante.

Temos fome de pão e de beleza, precisamos de utopias, de sonhos, de fantasias, de dança, de música, de aromas.

Descobri mais tarde que essa planta tem valor medicinal como afrodisíaco, depurativo (limpar o sangue) e digestivo (colesterol).

Agora entendi o porquê voltamos melhores para a labuta.

Precisamos de afrodisíacos para continuar encontrando a tesão pela vida e o viver. a vida que vale a pena por ela ser vivida, a vida pela qual trabalhamos, estudamos, namoramos, brincamos e lutamos.

Não se perca dos afrodisíacos. Tenha-lhes sempre por perto. Vai ter dias em seu viver que você vai se sentir um bola murcha. Sem pique, gás, cansado, descrente, impotente, apático. Ou seja, um já morreu, um sem futuro. Aí, nesses dias, tome um chá das flores amarelas, caso encontre.

Caso não as encontre leia os Evangelhos e os Salmos. São maravilhosos estimulantes.

Outra maneira de "afrodisicar" tua vida é ajudar alguém. Nos dias que papai mais cansado fica, paradoxalmente, são os dias que mais potente e cheio de tesão pela vida ele volta pra casa. é que consegui ser útil e servi à alguém.

Outro elemento que essa planta possui tem efeito depurativo: "limpa o sangue". Não deixe seu sangue sujar com as mazelas da vida. Preserve o que você tem de mais sagrado, sua chama de viver. Não entupa seu sangue de toxinas emocionais, de tudo que não presta. Não tome transfusões de ódio, inveja, mágoas, culpas. Deixe-as do lado da cabeceira. No máximo, processe as mesmas no seu estômago. Mas, repito-lhe, não deixe que entrem no seu sangue. Purifique-se das impurezas com as quais irá cruzar e conviver. Para isso, chore, chorar é bom, lava. Conversar e orar são purificadores naturais. Cantar e dançar, praticar uma corridinha, um esporte, idem. Encontrar um tempinho antes de dormir e rezar, fazer uma revisão de vida melhora a circulação sanguínea emocional e purifica o coração. Senão achar as cascas dessa planta para se purificar, encontre a você mesmo. Como? Exercitando o autoconhecimento e o "Semancol". Pra que continuar a sentir ódio, culpa ou mágoa após o acontecido? Para que levar para tua cama todas as coisas que deram errado durante o dia. Deixe-as na cabeceira. Amanhã, você cuidará delas, se for o caso. Algumas delas, esqueça. Nada que fará vai alterar o dito, agido, sentido. Altere-se a si mesmo, caso não possa voltar a fita e mudá-las, ou resolvê-las mais adiante. Aprenda com elas, mas não fique escravo delas. São toxinas, vão te matando aos poucos.

Por último, essa planta ajuda a combater o colesterol ruim, diminui as gorduras que absorvermos. Quanta coisa vamos acumulando que só nos pesam a caminhada, pense nisso!. São as gorduras desnecessárias. Uma das maiores gorduras que vai ter que enfrentar é o consumismo, o materialismo. Pessoas que ficam escravas do ter, das coisas. Da moda, da vaidade, do poder. Precisam comprar para existirem.  E, a cada acúmulo, outros se sucederão, numa espiral doentia. Contudo, nunca  estarão satisfeitas. Ficam viciadas nas gorduras do ter, então, cuidado com o colesterol das posses. Tenha um estilo de vida simples. Adequado ao seu padrão. Cuidado, mais uma vez, com a gordura das posses.
Coisas que vamos incorporando ao nosso jeito de ser e que nos torna ofegantes, lerdos, gordos emocionais, que dificultam nossa mudança de trajetória, ou nosso repensar de atitudes. As gorduras entopem os vasos do coração, comprometem a oxigenação dos tecidos. Na nossa vida, represento-lhes pela ganância, pela ambição sem medidas, pela inveja, pela falta de generosidade, afeto e paz. Sabe qual é o maior dissolvedor de gorduras emocionais? O perdão. Sabe qual alimento tem menos gorduras interiores; a esperança. Não se perca da esperança. Não adie uma razão para recomeçar, voltar atrás, dialogar e perdoar. Pessoas vão pisar na bola para contigo, não as guarde no coração como triglicérides, em safenas debilitadas. Processe o luto do que não foi legal. Dissolva ódios, destile impurezas e seja feliz. Carregando menos pesos, menos outros reais ou imaginários que se juntarão a ti para te oprimir, sufocar e entupir as veias de teu viver. Liberte-se de tudo que te faz mal e te oprime. Aquilo que te engordará, mas que não te fará crescer.

Será que um dia me entenderá? Busque as flores, elas te ensinarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores