Cartas ao JG - Não é pesado, é meu irmão.


Sabe filho, na noite do domingo passado você chegou-se a mim e aninhou em meu colo.

Sempre que isto acontece, fico lembrando como são de momentos como este, que vos descrevo, de que é feita uma vida que por ela vale a pena viver.
Vinha uma luz forte, sobre teus olhos, e pousei a mão para fazer sombra pra ti. Fiquei um bom tempo, naquela posição. E, quando uma mão cansava, colocava a outra.
Eu queria dar-te um pouco de conforto luminoso, para melhorar aquele cochilo gostoso que você tirou, enquanto o Andre Schirmer pregava.
Sabe filho não foi cansativo, tu é meu filho. E pais não se cansam em ajudar aos filhos.
Imagine que agora a pouco, acabei de vim do quarto de hóspedes, fui colocar o aparelho na tomada, daqueles que espantam muriçocas, pelo veneno que vão exalando.
Rodrigo Barros com a Andreza vem dormir aqui. E quero deixar o quarto bacana para eles.
Muito possivelmente não verei teus filhos, aliás, do jeito que as coisas vão nem os de Priscila Magalhães, Tiago Barros e Rodrigo Barros. Não por eu estar doente, mas por eles estarem adiando o projeto, e estão me enrolando com um neto que nunca chega.

Filho meu, quando tiveres filho e leres essa carta, nunca se canse em ser sombra para eles.
Assim como minha mão foi para com teus olhos, naquele domingo.
Seja sombra para eles. Se aprender a ser sombra para teus filhos, saberás também extrapolar a lição e ser sombra para os que te rodeiam.
Ser sombra é uma atitude de amor. De cuidar do outro, de fazer o que pode, com o que tem, para melhorar a jornada de quem contigo dividir a mesa, a cama, a vida, ou até o local de trabalho.
Ser sombra é uma atitude de empatia, de entrega e doação para o outro.
As atitudes-sombra estão rareando nos tempos atuais. Só queremos sombra para nós mesmos. Agora, na hora de fazer sombrar para o outro, esquecemos de retribuir.
E, infelizmente, a sociedade vai ficando muito egoísta, e as pessoas nem aí para doarem-se aos outros. Todo mundo só quer receber, e nada de dar.
- Só quer ser perdoado. Mas não pratica o perdão, quantas vezes precisar.
- Só quer ser amado. Mas não sabe amar, e sem condições.
- Só quer a verdade para consigo. Mas é uma mentira para com o próximo.

Sê sombra, filho amado. Independente de quem em ti procurar repouso, descanso, proteção. Sê sombra, não se canse nunca em assim sê-lo!

Cuida de teus filhos, não terceirize tua paternidade.
Não espere que a sombra chegue na tua vida, para ser na vida do outro. Não funciona assim.
Vou te contar um segredo. Sempre que fui sombra para o outro, como num evento místico, a sombra voltou para mim, e ainda mais forte.
Esse é o mistério da sombra que nessa noite chuvosa lhe revelo.
E, não precisará de muitos recursos para ser sombra. Lembre de minha mão nos teus olhos. Veja a foto. Ali, o único recurso foi o meu querer, minha atitude.
Muitas das vezes, e verás, as melhores sombras não vem revestidas de bens materiais.
São sombras de um abraço. De receber a visita de um amigo, numa enfermaria de hospital.
De sentir-se notado por alguém, quando todos ao teu lado brincavam contigo de uma perversa brincadeira, a que não de tornar invisível as pessoas, nas suas necessidades e expectativas, e mais direto falando-te, na própria presença.
Ser notado por alguém é ir para a sombra dele. Coisa boa.
Têm mil maneiras de ser sombra para teus filhos e os outros que te rodeiam.
Crie as suas. Garanto-lhe que mais e mais pessoas vão querer conviver ao teu lado.
Pois, descansarão suas vidas peregrinas, caminhantes sob um sol emocional causticante, embaixo de tuas frondosas copas emocionais.
Não, filho meu, não é um fardo ajudar a quem de ti necessita. Nunca será!
Afinal, não é pesado, pois que é teu irmão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores