Cartas ao JG - Os cinco pilares do bem-estar (Autor Ricardo de Faria Barros, pai do JG de quase 8 anos).


Sabe filho, têm noites especiais, e a de sábado foi uma delas.
Você aprendeu a ler as legendas dos filmes.
Não gosto de filmes dublados, e você ontem acompanhou comigo um filme, pela primeira vez.
Um daqueles bem legais, no qual uma fisioterapeuta trata um atleta para a volta às quadras de basquete, um famoso jogador da NBA. Você curtiu, gosta de esportes.
E, em alguns momentos, durante o filme, fez cafuné em minha cabeça. 

Depois, antes de dormir, brincou de se esconder comigo. E não lhe achei. Você vibrou, pois perdi. 1 a 0 para tu. Adoro perder para quem amo.
Tu se escondeu num dos cômodos do guarda-roupa. E me pegou direitinho.

Depois, antes de dormirmos, você veio na minha rede e trouxe um de seus amiguinhos para dormir comigo, o “Tobi”, seu cachorro de pelúcia.
E me senti tão amado por ti!

Dormi abraçado com o Tobi, e viajei para bem longe, para um lugar na minha infância no qual eu tinha meu Tobi, que se chamava Preto, um amigo-cão de estimação que era quase gente.
Sabe filho, nessa carta queria te falar para nunca perder essas três coisas que fez ontem: a capacidade de dar afeto, a de brincar e a de doar algo de melhor que tem para o outro. 

Expressos no cafuné, no brincar de se esconder, e no teu Tobi de pelúcia.
Essa é a formula do bem viver. Nunca esqueça. Cultive sempre em ti um ser de ternura, o brincar e doar de teu melhor ao outro.

Andamos pedindo da vida muitas respostas, e não damos para ela, a vida, as respostas. Um perdão pode ser uma resposta. Um gesto de doação, pode ser outra. Uma bondade, sem segundas intenções. Um agradecimento sincero. Um coração que encontra tempo e oportunidades de expressar a gratidão. Tudo isso são respostas. 

Todo mundo anda cheio de direitos, de razões, só querendo receber, só querendo para si o melhor, mesmo que a custas de estratégias nada éticas.
E a infelicidade campeia solta. Somos vítimas de nosso próprio estilo de vida, da dita sociedade pós-moderna.
Imagine filho, que essa semana saiu num dos Jornais daqui que o Distrito Federal já é recordista em prescrição de remédios para ansiedade e controle de estados de humor.
E as doenças mentais já são as que mais afastam no mundo do trabalho, segundo a OMS.
Atacamos as consequências, e fingimos não ver as causas.
As pessoas estão individualistas demais. Estão insensíveis demais. Estão agressivas demais. E o efeito se dá saúde mental.
Então, filho amado, nesses três gestos teus estão o segredo do bem-estar emocional, e da prevenção ao adoecimento psíquico. Cultive-os nos mais diversos formatos, estilos e intensidade.

No primeiro, o do cafuné, estão as emoções positivas e os relacionamentos significativos.
Emoções positivas e relacionamentos significativos estão contidos em quem se propõe a acarinhar alguém. Ninguém faz cafuné no outro pensado em vingança, ódio, mágoa e desamor. Pelo contrário, quem faz um carinho no outro pensa o bem para ele, pensa amor, pensa paz, pensa bondade, pensa gratidão, potentes emoções positivas.

No segundo, o do brincar de se esconder, estão dois outros pilares do bem-estar emocional: o engajamento e a realização. Você se engajou em algo, em se esconder. E após constatar que eu não lhe encontrei, viveu o saboroso momento da realização. Engajar-se com algo, que quando estamos fazendo perdemos a noção de tempo e espaço, de tão bacana que é, que fundimos o cérebro emocional com o cognitivo, num enlace perfeito. A isso chamamos estado de flow, ou de engajamento. E a realização você viveu, na vibração com os resultados que alcançou. No seu trabalho você pode viver estados de engajamento, de flow. No lazer ou Hobbies, e até na produção acadêmica ou cultural. O flow é o estado do ser que mais ativa as endorfinas e ocitocinas – hormônios do prazer.

Por último, na doação de teu amigo de pelúcia para dormir comigo, tu viveu o pilar do sentido, ou propósito. Houve uma intencionalidade, você queria me proporcionar algo não tangível, de uma dimensão subjetiva, algo do campo da visão, do estado mais puro de doação de si mesmo, que fazemos quando somos orientados por um propósito maior de viver. Você tinha um propósito, proporcionar companhia para mim, na noite que dormi na rede, e você espertamente tomou meu lugar na cama de casal. Era como se quisesse que o Tobe me fizesse companhia.

Que lindo!

Então grave bem: Emoções Positivas, Relacionamentos Significativos, Engajamento, Realização e Sentido são as cinco dimensões do florescimento, nome que nós chamamos o estado de bem-estar psicológico. E, se tiver uma delas bem ativa, ela se encarrega de nutrir as outras. Não é legal isso?
Continue assim, em tudo que fizer, e mesmo que esteja enfrentando situações difíceis, e até triste, assim agindo a tristeza não criará raízes no teu coração. Ela passará, você passarinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores