Troque de Lentes


Muitas das vezes o problema não está no borrão de uma árvore que vemos , como o da foto.

A árvore não está sem foco, ou distorcida. Trata-se apenas da falta de ajuste das lentes perceptivas, com as quais a olhamos.

Assim é como vamos processando a realidade. A sabedoria consiste em expandir o foco, captando mais elementos positivos, do que negativos,  no enquadramento de nosso viver. Não negando a luta, as dificuldades, os tempos difíceis. Contudo, aprendendo a educar as emoções, e de forma lógica, indo buscar outros elementos - mais bacanas, e na mesma realidade. Isso é arte. A arte do bem viver.  Nosso cérebro é muito melhor do que o Google. 

Se você pesquisar no Google a expressão: "Locais bons de pescaria", logo verá um monte de anúncios no seu email, Facebook, e em vários sites que entrar. Em todos haverá ofertas de varas de pescar, promoções de pousadas e até de barcos.

Nosso cérebro mais instintivo age assim, como o Google, ele identifica o que estamos pensando e vai buscar na realidade elementos que confirmem essa percepção seletiva, fechando o foco sobre eles. É como quem passa o dia procurando razões para ser infeliz. Vai encontrar, e muitas. Então qual o segredo?

É pensar sobre o pensado, fazendo a,anatomia de nossos pensamentos, colocando-os numa perspectiva maior, menos limitada por condicionantes culturais, pessoais ou até da influência dos outros. Expandir a consciência colocando na "função pesquisa" de nosso cérebro também coisas boas, belas e de valor que pensamos sobre nós mesmos, os outros e a realidade. E algo de fantástico começará a ocorrer.

Coisas legais vão aparecer do nada. Seus e meus problemas não diminuirão, longe disso, só ficaremos mais renovados:  ou para conviver com eles, ou para transformá-los, ou para transformar a nós mesmos, diante deles. Afinal, aprendi a duras penas que vida pede mais respostas, e menos justificativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores