Carta para Laís - Hakuna Matata (Do vovô Ricardo de Faria Barros)


Acordei cedinho e agitado. Pois que era um dia de domingo, mas não um domingo qualquer, daqueles que já são muito bons.
Este era o Domingo! Aquele que ficaria na história.
Uma manhã de domingo na qual eu estaria saindo de iria de casa para te conhecer, querida Laís, minha neta amada.
Neste dia, tu estavas com três dias de nascida.
Fazendo a barba já imaginava tua carinha, e como iria reagir ao vovô.
Sabe Laís, vovô parecia adolescente apaixonado. Caprichei no banho, barba e perfume. Escolhi roupa que gosto. E, saí com bastante tempo, a ponto de poder mandar lavar o carro.
Vovô não podia chegar pra te ver com o carro sujo.
Olhei no relógio e ainda tinha muito tempo de sair em busca de tua árvore, pelos arredores de Brasília.
Mas, não se preocupe, eu não atrasei o combinado com Rodrigo e Andreza de chegar 10h30.
Vovô costuma chegar na hora, e até antes um pouco. Vovô não se atrasa!
Então, sempre conte comigo para levá-la em compromissos com hora marcada. Nunca vai atrasar.
Em busca da tua mudinha, escutava Hakuna Matata e um sentimento de júbilo invadiu meu ser.
Como a muito não sentia neste 2020-2021 tão diferente que a Humanidade vivencia.
A letra desta música é uma grande lição pra tua vida, amada neta.
Um dia, ao ler esta crônica escute e veja que bela, a tradução do refrão diz assim:
“HaKuna Matata, HaKuna Matata, HaKuna Matata...
Os seus problemas você deve esquecer
Isso é viver, é aprender...”

Sim, preciosa Laís, os problemas também farão parte do pacote de tua vida.
Quem ne sempre será um peito gostoso pra mamar.
Mas, se ficar remoendo apenas neles não viverá.
Tu terá que encontrar um jeito de colocá-los numa gaveta, para que eles não saiam contaminando toda em tua vida, inclusive as áreas não-problemáticas.
É isto que a canção nos ensina, e isto é um aprendizado para o resto da vida.
Então, Hakuna Matata pra ti!
Parei na loja de plantas e achei o que queria, um belo Bambu da Felicidade, num vaso arrodeado de pedrinhas brancas e com uma suculenta cactácea de amiguinha dele.
Os Bambus e as Suculentas são boas fontes de inspiração pra tua vida. Mire-se neles. Os bambus são pura serenidade e resiliência. Pois que são resistentes, flexíveis, centenários. Deles se extraem mil possibilidades.
As suculentas são pura fecundidade e vitalidade, independente das condições que lhes são impostas. Em suas mais de 1000 espécies, elas adoram o sol, o vento e pouca água.
E aguentam cuidadores menos capacitados para plantas. E, as cactáceas lembram a terra de teus pais e avós, a Paraíba.
Agarrado no vaso, acesso a portaria de teu prédio, e digo ao porteiro, e todo orgulhoso: - “estou vindo visitar minha neta.”
Foi a primeira vez que te apresentei a terceiros, a “minha neta”.
De tão imponente que estava, o porteiro nem interfonou para teus papais, abrindo logo a porta.
Cheguei no teu quarto e tu estava linda. Acordada e com uma roupinha amarela, com uns bichinhos nela impressos.
Rodrigo coloco-lhe nos meus braços e uma sensação de êxtase me invadiu.
Tão pequenininha tu era. Tão frágil. E ao mesmo tempo, forte ao reclamar a hora de mamar.
Numa linguagem que erroneamente dizem ser choro. Não é choro. Vovô sabe.
É uma forma de diálogo conosco.
Te ninei mais um pouco, enquanto tua mamãe preparava teu lanchinho da manhã.
Saciada, tu dormiste novamente, parecendo uma anjinha.
Despedi-me de meu filho e nora. E voltei para casa, sem tocar os pés no chão.
Chegando em casa, vejo uma foto que minha filha postou, de teu primo Lucas, agora com um ano e dois meses.
Ele fazia pose na fita métrica, impressa na parede para ter suas medidas registrada.
E, como cresceu. Um dia desses ele estava do teu tamanho.
Agora é um rapazinho, que até ajudar os pais a desmontar a árvore de natal já sabe.
Assim será contigo, minha neta. Tu, assim como meu neto amado Lucas, também crescerá em sabedoria e graça.
Mas, também em ousadia e firmeza para ser uma menina diferente.
Daquelas que jogam futebol, que possam brincar de subir em árvore e que usem azul, verde, ou rosa, e que quiser.
Não é fácil ser mulher. A pressão para você será maior. Infelizmente.
Pressão para casar, para ter filhos. Para “se comportar como mocinha”.
E para exercer um papel que desempenha uma sobrecarga feminina cruel e injusta.
Subverta tudo isto, minha neta. Faça parte da revolução feminina e não aceite papéis historicamente e culturalmente ultrapassados.
Teu primo te ajudará neste crescer em protagonismo e autonomia. Seja muito amiga dele. Irmãos, primos, cachorros e gatos são bênçãos!
Sabe minha neta, nesta boquinha da tarde, ainda estou com o coração marejado de tua presença.
Acesso as fotos que junto tiramos, centenas de vezes.
Como se fosse possível, nosso domingo ficou melhor ainda, é que a enfermeira Mônica Calazans, tornou-se a primeira pessoa a ser vacinada contra o Coronavírus no Brasil.
Fiquei muito feliz e aliviado, com a chegada desta vacina. Um dia tu saberás sobre isto nos livros de história.
Agora vovô e vovó vão poder ir pra rua, e te levar pra passear bem muito, de mãos dadas com o teu primo, e meu outro neto, o Lucas.
E olha que gostamos de “ruar” a vida! Ahh, se gostamos!!!
É que aprendemos a praticar o Hakuna Matata.
Aprenda também, e isto fará toda a diferença na tua vida, amada Laís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores