Faça sua parte na transformação que espera.

Turista em João Pessoa-PB, fazendo sua parte, já que os garis não recolhem todo o lixo que rastelam.
Garis da Barra de Cunhaú-RN, um exemplo de profissionalismo.

Ontem vi este turista catando lixo da praia do Bessa I, 
aqui em João Pessoa. Ele faz a diferença. Cata todas as 
manhãs o lixo na praia. 
Ele caminha uns 4 Km, do hotel onde hospedado até o Iate,
local onde tomo meu banho. Conversei com ele. 
Ele me disse que sempre sai do hotel com 4 sacos 
plásticos, dois pra ida, e dois pra vinda. E que os
enche por inteiro, depois os deposita em lixeiras na rua. 

Perguntei se ele não achava que isso não teria fim. 
Ou seja, de que adiantaria aquelas pequenas sacolas 
de lixo?

Ele, serenamente, disse-me que faz sua parte para 
melhorar o planeta. Fiquei envergonhado com meu
questionamento. Ele tem uma atitude digna. Diferente 
da dos garis de praia que hoje testemunhei, aqui de 
frente ao bar do Golfinho na praia do Bessa, perto 
do Iate de João Pessoa-PB.
O que vi me deixou revoltado. 
Um dos garis ia à frente, rastelando o lixo com
um rastelo. Fazia pequenos montinhos. Os demais
iam atrás, catando os montes e colocando-os em sacos.
Era um grupo de 5 garis. Até aqui tudo bem. 
Atitude bacana da prefeitura. 
Porém, vi que havia o mal da humanidade:
esperteza e falta de caráter se fazia tambpem presente.
É que ao encherem uns 5 sacos, simplesmente deram
no pé. À minha volta ficaram vários montinhos
de lixo. Os vi subirem em direção ao caminhão, 
na rua lateral ao Golfinho Bar, e não acreditei que 
não voltariam. 
E não voltaram mesmoi para recolher os montinhos. 
Isto é, voltaram, mas caminharam bem por cima 
da praia, fingindo que terminaram o trabalho. 
O que ia à frente, encontrou-se com eles mais adiante, 
e foram embora, deixando uns 30 montinhos de lixo, 
pelo menos. 
Montinhos que serão tragados pelo mar e que meu
amigo-cidadão-turista os recolherá amanhã, ao serem
devolvidos pelas ondas às areias brancas.
Uma vergonha. 
Fiquei indignado, mas não tive coragem de chamá-los à responsabilidade. 
Faltou-me o que sobra neste senhor, atitude.
Sempre será ela quem fará a diferença,
entre agir e o não agir, 
o ser e o não ser.

Decidi denuciá-los.
Hoje vou enviar pra prefeitura este relato. 

Este trabalhio pode ser feito de forma diferente.
Vi outros garis de praia em Barra de Cunhaú-RN 
(foto acima) fazendo um trabalho magnífico, 
com gosto e prazer. Eles compreenderam a importância
do que faziam. Fui também conversar com eles. 
Falaram-me que a ação deles foi uma promessa da 
prefeita de lá, e eles estavam desempregados. 
E que trabalhavam com gosto. Passei quatro dias 
por lá, em todos vi aquelas equipes trabalhando. 
Exemplo para as prefeituras de lugares turísticos.  
Turistas conscientes, serviços públicos de limpeza eficazes,
e operadores turísticos e pessoal da própria cidade 
também fazendo sua parte, teremos então uma corrente do
bem, para salvar o planeta de tanto lixo.
Nosso bisnetos agradecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores