Há
uns dois anos frequento o mesmo ponto na feira livre de São
Sebastião-DF. Fico na esquina de um estabelecimento que vende pastel,
caldo de cana e outras guloseimas. Pego sua única mesa, e contemplo
extasiado o movimento de feira livre, belo por humano que é. Ao ouvir
aquele burburinho de feira livre, acalmo-me e sinto-me parte de algo
maior. Já conheço todos do ponto. Ao lado de onde sento, fica
a vendedora de feijão verde. À frente, o de frango abatido; ao seu
lado, o de queijo. Mais à direita, as vendedoras de CDs piratas. Sempre
que chego espero uns minutos e a "nossa mesa" vaga. Enquanto isso, os
feirantes me cumprimentam, falam de como está a feira, perguntam da
Paraíba, ou de minha máquina fotográfica. O JG vai entrando sem
cerimônia nas bancas, recebe afagos..., já é de casa. Ao vagar a mesa,
nos sentamos, eu e o JG, enquanto a Cristina vai trazendo as verduras e
colocando embaixo dela. Conheço todos os feirantes daquele ponto, já são
amigos de eras priscas. Sei quem é avô, avó, quem tem pressão alta,
onde eles moram e conheço até seus netos. Na vovó do pastel, implico por
brincadeira, com seu café muito doce. Digo, eita que está mel. Ela
pacientemente vai tentando, todo domingo, chegar no meu ponto de açúcar.
Hoje fui surpreendido. Não é que a matriarca do estabelecimento
aproximou-se de mim e deixou uma garrafa. Com um sorriso, ela me disse:
esta é especialmente para você se servir. E está sem açucar. Você vai
colocando até chegar no seu ponto. Perguntei-lhe, e como a senhora
saberá quantos eu tomei? Ela me olhou com ternura e disse, você me dirá.
Só isso. Simples, como a abelha confia na flor. Fiquei estupefato com o
gesto de tão tamanha fidelização e atenção para com seu cliente.
"Aprendi que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular." William Shakespeare
Encantamento é a palavra mágica para fidelizar oocliente.
ResponderExcluirVc traz o cotidiano pra cá com simplicidade e magnífica sabedoria.
Já estou com vontade de conhecer essa feira.
Parabéns!
Excelente e encantadora semana.
O atendimento faz toda a diferença!
ResponderExcluir