Negue

Meu filho, você nasceu no DF, na maternidade do hospital Santa Lúcia. Tenha orgulho de ser Brasiliense. 
Eu nasci em Campina Grande-PB, tenho orgulho dela.
Quando puder, vá visitar a terra de seu pai. 
Sua mãe, nasceu em Pirajuí-SP, migrando para Londrina-PR aos 6 anos.
Ela adotou o Paraná como sua casa e se diz paranaense. 
Só aqui, você já tem quatro estados de referência: DF; PR. SP e PB. Seus três irmãos, de meu primeiro casamento, são filhos de uma Recifense, pernambucana da gema, agora. junta-se à tua história, mais um estado o PE.
Na bandeira da Paraíba tem a expressão NEGO. 
É nego, do verbo negar. Na década de trinta, o então Presidente da Unidade da Federação Paraíba aliou-se ao Presidente da Unidade da Federação Rio Grande do Sul, o Getúlio Vargas, e negou que o próximo presidente do Brasil deveria continuar a vir dos estados de SP e MG, chamada à época de República Café com Leite. 
O nome dele era João Pessoa, e foi brutalmente assassinado, meses depois, na cidade do Recife. Por isso, o preto da bandeira de meu estado: o luto pela morte de João Pessoa, e o vermelho, pelo seu sangue derramado.
Ame sua terra, o DF, mas não seja besta. Há lugares e pessoas boas em todo o Brasil. conheço 26, de seus 27 Estados e Territórios. E, te digo, nosso país é lindo. E, o mais lindo, são suas pessoas.
Nós, paraibanos, somos o povo do NEGO.
Teu pai, é um pai do NEGO.
Nego que o papel da mulher seja atrás de um fogão. Nego que o homem possa bater numa mulher. Nego que homem não chora. Nego que pais não possam cuidar, brincar e amar seus filhos. Nego que não podemos dividir as tarefas domésticas.
Nego que uns possam ter acesso à educação e saúde, e outros não. Nego que o suborno seja norma para resolver pendências com o Estado. Nego o preconceito de qualquer forma e estilo. 
Nego que existam raças melhores do que outras. Nego, veementemente, qualquer tentativa de tornar os habitantes de Estados brasileiros, num bloco monolítico, de preconceitos de qualquer espécie. 
Nego que aja solução melhor do que o voto, para tornar nosso país melhor.
Eu nego!
Aprenda a negar. 
Negar num ambiente de mediocridade crescente é muito importante. Quando todo mundo estiver metendo o pau numa determinada ação, procure sua própria essência, sua própria reflexão, e, se for preciso, negue!
Cuidado com os extremos. Procure o centro. A humanidade está ficando mais reacionária, quando você vir a ler esse post a coisa deverá tá mais aguda ainda. Assim, aprenda a negar.
Negue o lugar comum. Você pode fazer seu jeito de ser diferente. Cuidado com o pensamento das massas. 
Cuidado.
Cuidado com toda crença extrema, com toda forma de convencimento que oprime, exclui e aliena. Cuidado com dogmas e verdades sagradas.
Cuidado com conceitos de quem nunca viveu o que prega, ou nunca experimentou o que diz que saboreia. Cuidado.
Negue. Negue o lugar comum. Negue as ideologias-ismos, ou istas, de qualquer tipo.
Ache suas próprias convicções. Leia, estude, ame a história, mas não seja besta. Aprenda a conviver com pessoas de outras tribos, pensares, agires.
Não. Ninguém sabe de nada.
O que realmente importa? Quem poderá dizer? Eu te digo: NEGUE!
Negue o desamor. Negue a falta de perdão, a falta de afeto. Negue a ausência de ternura, de justiça, de compaixão, de gratidão, de generosidade, de gentileza.
Ouse ser diferente, seja você mesmo e negue tudo que ofender tua dignidade, e não fizer sentido ao teu mundo de valores, mesmo que tenha um alto preço a pagar. Mas, repito, negue! E serás feliz, como sou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores