Carta ao JG - Não esqueça. Jamais!


O sábado foi corrido em nossa casa. Logo cedo chegaram os pedreiros e os técnicos do ar-condicionado. Fui te deixar no futebol, junto com teu amigo tão bacana o Gustavo.
Vocês estavam animados, iriam jogar juntos e quem sabe recuperar as derrotas de sábado passado.
Depois segui para deixar um dos carros para lavar, e comprar com teu vô material de construção, que sempre faltam, por mais que se planeje.
Depois do almoço a casa ainda estava virada, e tua mãe descabelada, dando uma geral no quarto que acabara de ser reformado e tinha muita poeira. Você com seu fone de ouvido "jogando" pelos vídeos no youtube. Você deve ser o único garoto que joga pelo youtube, joga vendo outros que jogaram e filmaram. Passa horas sentado divertindo-se com os jogos filmados.
Perto das 16hrs vamos deixar Cida em casa, aproveitando para pegar um dos carros que deixei lavando, perto de onde ela mora.
Cida é nossa funcionária, e das boas. Ela cozinha, passa e arruma a casa. Sempre de bom humor e falante. É das minhas. E ainda cuida de Balu, nosso labrador. Seguimos em silêncio até sua casa, eu, papai e ela.
Todos muito cansados do faxinão.
Voltando de lá, em direção ao lava-jato, papai disparou um torpedo. "Cida é muito legal, não faz cara feia por nada, nem no dia de seu aniversário."
Dou uma brecada e pergunto-lhe: "Como assim, papai? Hoje era o aniversário dela?"
Ele me responde que sim. Ela lhe confidenciara logo cedo. E ele esqueceu de me dizer, assoberbado pela supervisão da obra.
Quis voltar na sua casa e abraçá-la, quis comprar flores, quis dar-lhe um presentinho, quis, quis, quis...
Mas não fiz. Temia ser mal interpretado pelo seu marido, ou vizinhos, e engoli em seco.
Filho meu, nunca esqueça de pedir a data de aniversário das pessoas que são importantes em teu viver. Nunca deixe que o dia delas, quando é de seu aniversário, passe em branco.
Sem um abraço, um parabéns, um mimo qualquer.
Nada justifica esse tipo de esquecimento. Eu já deveria ter anotado essa data, falha minha. Não a repita.
Era sobre isso que queria te escrever. Sobre gratidão, sobre se sentir amado, valorizado, reconhecido pelo outro.
Hoje você não pode me acompanhar na feira. Precisava ver quando ali chego. Converso com um, com outro, agora mesmo lembro-me que deixei R$ 6,00 fiado no pastel de Dona Daisy e R$ 15,00 nos ovos de Sr. Darcy. Imagine, comprei-lhes novamente e eles não cobraram. Teu pai passou recibo de veaco, vou me redimir próximo domingo. rsrs
Na feira ganhei um pedaço de bolo de macaxeira, uma talhada de queijo de manteiga, fiz fotos de um casal de feirantes amigos e me diverti com o homem da cobra, ele pula o interior de um anel ceio de facas, entre outras maluquices que faz, um círculo de faca, não vá fazer isso.
Por que conto-lhe essa história. Por que são pessoas amadas e de nenhuma delas tenho a data de aniversário. E olha que já frequento essa feira desde que você nasceu.
Vou passar a incorporar esse hábito e gravar essas datas no meu calendário do gmail.
Já pensou faltar com um abraço em Dona Daisy?
Abrace e reconheça quem te torna melhor, quem te ajuda, quem te considera, quem tu coloca na caixinha de "Amigos".
Não seja indiferente. A vida boa é cultivada de pequenos e vadios gestos de afeto e gratidão. E aqueles de cuidado, de gentileza e atenção para com quem se ama.
Quando lê essa Carta, quem sabe um dia, crie no seu celular - se é que ainda vai existir celular, uma agenda de aniversários de pessoas especiais em teu viver. E, não às esqueça. Jamais!
A vida anda corrida, mas não se perca de você mesmo e dos valores mais preciosos, ao correr pela vida afora.
A vida anda sem tempo, mas não perca tempo com coisas que realmente não importam.
A vida anda descartável, mas não descarte quem te serve, quem te ouve e quem doa a patola de caranguejo para ti.
Sim, anote o dia do aniversário do Gustavo e nunca esqueça de ligar para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores