Carta aos Netos – Lucas, acolha tuas cólicas, elas são prenúncios de crescimento (Autor Ricardo de Faria Barros, avô do Lucas)

Sabe meu neto Lucas, neste domingo eu fui te visitar e reinava no teu lar um ambiente de paz aliviada. Tua família tomava um delicioso café da manhã e um clima de serenidade invadia toda a tua casa.
O motivo para aquele ambiente, quase angelical, era que finalmente você conseguira dormir, após se contorcer com cólicas por um tempão.
Teu corpinho está se desenvolvendo rapidamente. E, agora, chegando ao 1 mês de idade, teu intestino vai quase que triplicar de tamanho, e as cólicas dos movimentos peristálticos vão incomodá-lo um pouco.
O bom é saber que logo que passam, e bate a fome, tu se lambuzas novamente de leite, ao ponto de escorrer pela boca, como esta foto registra.
E aqui, neto amado, eu deixo uma reflexão para um dia tu ler.

Há um montão de coisa boas em nossa vida, que só aprenderemos sobre elas ao crescermos, e que nos provocarão cólicas. Mas, não podemos nos afastar delas pelas cólicas que geraram. Como tu não se afasta dos peitos de minha filha para amamentar com gosto, mesmo sabendo que logo depois irá se contorcer de dor.

Tu terás as cólicas amorosas. Eita que quem nunca as sentiu não sabe ainda o que é viver. Elas aparecem quando tu esperas a hora de ir ver tua paixão. Quando está esperando ela chegar de viagem. Quando ela demorar para responder a uma mensagem tua. Ou quando ela adoecer e tu cuidar dela. São as cólicas amorosas. Das melhores que terá. Sei que algumas delas irão te fazer sofrer, que pensará até em desistir deste negócio de afeto a dois. Algumas delas te farão arrotar, um arroto choco, outras te farão chorar de dor. Mas, amado neto, como provar o saboroso leite do amor sem passar pela dor? Então, não desista de amar, só por causa das cólicas que poderá sofrer.

Tu também terás as cólicas estudantis. Como eu me lembro delas. Antes de uma prova, antes de um vestibular, antes de uma pergunta que o professor está fazendo para a turma. Ou, quando tiver que apresentar um trabalho. Estas cólicas te farão sentir-se vivo, atento, pronto pra responder ao desafio. Algumas poderão querer gerar em ti um certo pânico, te fazer ficar muito nervoso, e até esquecer o que tinha estudado, dando um branco. Tenha calma consigo mesmo. Nem se cobre mais do que a conta. Não quero um neto que tire sempre 10, nem um neto perfeito. Muitas das vezes um 7 já estará de excelente tamanho. Então, cuidado para não estar gerando cólicas desnecessárias, procurando atingir a perfeição.

Tu também terás as cólicas profissionais. Aquelas que aparecerão quando precisar lidar com pessoas insalubres, inclusive chefes. Ou quando estará prestes a terminar o prazo de alguma meta ou projeto, e ainda veja que falta muito para alcançar. Estas cólicas profissionais nos açoitam muito. É quando nos colocamos diante de desafios de carreira, ou até mesmo quando participamos de processos seletivos. Aí elas aparecerão no antes, no durante e no depois. Mas, não tem jeito, como crescer profissionalmente sem passar por estas cólicas? Só não as sente que não gosta do trabalho, ou vai naquele lugar só bater o ponto, sem se envolver e sem se engajar.

Tu também terás as cólicas existenciais, aquelas provocadas quando estamos na iminência de tomar decisões que poderão mudar o curso de nossa vida. Aiaiai, neto amado, como estas cólicas doerão! Quem te dará a certeza sobre o decidido? Quem te dirá que optar por um curso superior, em detrimento do outro, será a decisão mais correta? Quem te dirá que optar por mergulhar em um novo amor será de fato bom para ti? Quem te dirá sobre a mudança de cidade, de emprego... Só o tempo. Mas, lembre-se que nada é pra sempre. Nem as decisões que tomou e que não foram as mais corretas. Ainda assim poderá ter novas cólicas para tomar novas decisões, saindo deste estado de insatisfação. E, de decisões existenciais em decisões existenciais tu vai achando teu caminho. Aprenderá que ele se faz é no caminhar. E que é melhor uma vida com cólicas existenciais do que uma vida apática, desanimada e sem nada que te faça perder noites de sono. Que se angustia prenuncia mudanças. E sem mudanças não há crescimento, assim como as tripas de teu intestino estão fazendo. Crescendo para que tu cresças também. Mas, cuidado com este tipo de cólica. Elas pedem um tempo para serem avaliada, maturadas, mas não fique a vida toda em cima do muro. Decida-se, corra os riscos. Se pegue no peito da vida e mame com gosto. Assumindo as rédeas de teu viver e das escolhas que venha a fazer.

Por último, e não menos importante, tu viverás as cólicas familiares. São cólicas maravilhosas. Porque nos fazem sentir que estamos conectados a algo maior, a uma família. Tu as sentirás quando teus filhos, meus bisnetos, tiverem um cólica, como as tuas de agora. Ou quando forem participar de um campeonato estudantil, como o teu tio, o João Gabriel (JG), participou no sábado, véspera de minha visita a ti. E atuou no goleiro. Qual pai não sente cólica neste momento? Tu também terás estas cólicas quando estiver grávido, e serão bons 9 meses que te acompanharão com elas. Tu as sentirás quando um dos teus for participar de algo importante na vida deles, até na de teus pais. Ser pais e mãe é viver sempre tendo cólicas pelos filhos.


Sabe Luquinhas, tem uma música que acho muito bonita e se relaciona diretamente com esta minha cartinha pra ti, ela é do Vinicius de Moraes e chama-se “Como Dizia o Poeta”. Veja que letra bacana:

Quem já passou por essa vida e não viveu,
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu.
Porque a vida só se dá pra quem se deu,
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu.

Quem nunca curtiu uma paixão
Nunca vai ter nada, não.

Não há mal pior do que a descrença,
Mesmo o amor que não compensa
É melhor que a solidão.

Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair.
Pra que somar se a gente pode dividir.
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer.

Ai de quem não rasga o coração,
Esse não vai ter perdão.
Quem nunca curtiu uma paixão,
Nunca vai ter nada, não.



E viver significa fazer o que precisa ser feito para ser feliz. Seja nos amores, nos estudos, no trabalho e na família. E tu não poderá terceirizar tuas cólicas nestas áreas da vida. Elas são tuas e terá que passar por elas.
E, continuar mamando, após superar a dor, de forma generosa, intensa e gostosa, mesmo sabendo que poderá ter cólicas depois.
Se tu não mergulhar na vida não a viverá em todo seu esplendor. Pode até não vir a sofrer com as cólicas, mas também não amará, não será um bom profissional, não crescerá!
Aprenda esta dica, o foco é no leite, na gostosura da fome de viver saciada! Mesmo que venha a sofrer com isto. “Porque a vida só se dá pra quem se deu, pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu...”


3 comentários:

  1. Que presente essa carta/poesia! Fico imaginando como seria bom ter tido uma carta desta de meu pai, avô, parente... nos auges das cólicas da vida. Parabéns! Que Luquinhas possa entender bem essas sábias palavras ao longo de sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras de que inspiram a continuar proseando.

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores