Eu 50

Vou aproximando-me dos 50 anos, como quem adentra um templo sagrado: esperançoso, reverencioso e cheio de coisas a conversar com o Alto. E com nada a pedir, só muito o que agradecer.
Hoje gostaria de sentar-me ao lado Dele e ver as fitas de meus melhores momentos. Iríamos dar boas risadas.
As fitas dos momentos não legais, mofaram num canto de meu coração, não estão mais acessíveis.
Na retrospectiva ao lado Dele, começaria vendo a reação de minha mãe por eu ter chegado atrasado no Centenário de minha cidade - Campina Grande-PB. Era um 11/10/64, se eu nascesse naquele dia minha mãe ganharia uma cesta com fraldas, chupetas e outras "ferramentas" pra cuidar de um nenê. Traquino como já era, deixei para nascer dia 13/10. Logo, minha mãe foi buscar a consolação, pelas fraldas perdidas, (rs), na fé. Afinal, dia 13 era o dia da aparição de Nossa Senhora de Fátima.
E assim minha vida foi acontecendo. Nem sempre tive esse sorriso largo. Nem sempre tive essa preocupação ansiosa. Mas, sempre acreditei que o melhor sempre viria. A maior bênção que recebi Dele foi a de me tornar um ser de acreditações positivas. Agora teclo embaixo de uma árvore do Cerrado, escuto o som de pássaros e de crianças correndo atrás de uma bola, entre elas meu quarto filho, o JG, de cinco anos. O vento voltou a somprar no Planalto Central de meu Brasil. Hoje sopra forte também nos vales de meu coração, fecundando-os. Sinto o amor. Vejo o amor. Meus olhos fotografam o belo. Dão cliques imaginários, nas borboletas, brotos, flores, pessoas, nuvens. Tudo vou enquadrando nas lentes de meu viver. Tornei-me olhar, escuta. Aqui, sentando numa pedra, contemplo um tapete de folhas que ao morrerem produzem vida. Sinto a paz. Uma Sabiá encantada chega perto de mim. Vem saltitando pelas folhas. Atraio pássaros. Ou penso que sim. As cigarras anunciam chuvas serôdias, ardentemente desejadas pelas raízes retorcidas. Essa data que se aproxima pede um balanço. Pede retrospectivas.
Nesses 50 caminhados, nunca fui mais longe do que Buenos Aires, numa promoção que ganhei por um conto que escrevi: "A telefonista do 102."
Não aprendi inglês suficiente pra falar bonito.
Deixei pra depois aprender a dançar, e dancei.
Tenho um monte de livros que nem sei se lerei um dia, mas tê-los conforta-me.
A sábia Sabiá revira folhas procurando insetos. Ela deve ser mãe, e ter um ninho com jovens rebentos esperando o lanche da manhã. Escuto formigas brincando de passa passa umas com as outras.
Tenho um monte de coisas que não farei mais. Que deixei pra trás e desapeguei.
Não farei mais RPG. Não sei respirar direito e a moça é brava.
O parquinho do balanço tem o nome da menina que faleceu. Balancei o balanço, ele balançou por minutos. Pode ter sido, pode não ter sido. Que importa. Elevo minhas preces para a pequena Luíza, que ela esteja com Ele.
Por que esse tema invade minhas divagações? Porque esse sou eu, um zigue zague de pensamentos, e não me peçam para que eu fique muito tempo sentado.
E, por onde andei nos 50 passos que já dei? Siglas e nomes: moldaram em mim a pessoa que aqui chega. Sem o que esses passos não teriam tido sentido, emoção e prazer algum:
PAIS, IRMÃOS, FILHOS, AMADAS, AMADA, FAMÍLIA, AMIGOS, ENCONTRO CASAIS COM CRISTO, GAV, JORENAC, EJC, CRISMA, DAMAS, RUA ANTENOR NAVARRO 321, BANORTE, POÇÕES, REMÍGIO, PARÓQUIA DO ROSÁRIO, CRISMA, CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO, COMUNIDADE METODISTA JARDIM BOTÂNICO, AMOBB, FEIRANTES DE SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE, JOÃO PESSOA, BRASÍLIA, SESI, NATAÇÃO, AABB POÇÕES, MOTO, HCB, SOBRE A VIDA E O VIVER, APANHADORES DE POSSIBILIDADES NOS CAMPOS DO INFINITO, DIPES, CONTROLADORIA, VAREJO, CAIEX, AQUIDABÃ, JUAZEIRINHO, SERRA NEGRA DO NORTE, SEMENTES DO AMANHÃ, CAPITAL HUMANO, DITEC, GOVERNANÇA DE TI, OTIMISTAS, PROGRID, PJ, IBMEC, UNIP, UEPB, UNB, USP, BB, INFRAERO, METODISTA, CATÓLICO... , NIKON, BODE COM FARINHA, BONITAO DAS TAPIOCAS, SERTÃO, MAR e CERRADO.

2 comentários:

  1. Olá, meu amigo, bom dia!
    Que lindo o seu texto!! Parabéns!
    Muitas felicidades e muitos anos de vida! Desejo que Deus continue iluminando-o, e que vc nunca perca essa enorme fé que tem na vida!!
    Isso é muito bonito de se ver!
    Um abraço, com carinho...Adelisa.
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br/

    P.s.: também estou chegando aos 50. E gostei muito de ler tudo o que escreveu... :-)

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores