Cartas ao JG - As primeiras provas



















Nessa sexta tu fará as primeiras provas da vida, no I Ano Fundamental.
Provas de Português, Matemática e Geografia.
Testemunhei teu esforço todas as noites para aprender.
Testemunhei teu desespero de não repetir uma sequencia dos BA BE BI BO BU BÃO correta.
Testemunhei a paciência de tua mãe ao repetir contigo milhares de vezes.
Testemunhei os segundos de ansiedade entre as perguntas que ela te fazia, e o delay de tua resposta.
Após os quais eu torcia para ouvi-la expressar alegria: "acertou, viva"!".
Ou solidarizava-me contigo quando errava: "Tenha paciência com você mesmo filho, ninguém aprende de primeira". 

Ontem enchi os olhos de emoção quando te ouvi perguntar a tua mãe qual nota seria boa de tirar.

Se 10, 9 ..., 6.

Ela foi muito sábia na resposta. 

"A nota que tirará não importa JG, importa o esforço que fez para alcançá-la."

Você ficou mais aliviado, e continuou naquela repetição incansável de sílabas que já aprendeu: BO-LA; GA-TO; BO-TA e como as escreve.

Hoje, 10/04/2015 você começou a ser provado, avaliado e testado. Vida afora será sempre assim.

Poderia ser diferente, mas não é. Na realidade, estamos sempre em avaliação.

No trabalho de papai são as metas, por exemplo.

Como ser avaliado faz parte do pacote do viver, será necessário você desenvolver a "casca grossa" para lidar com o estresse e até sair de situações difíceis.

Chamamos a isso de resiliência.

Resiliência é a capacidade de aguentar o tranco da vida, sem perder a mansidão e amorosidade em viver, sem perder-se de si mesmo, sem embrutecer.

Por exemplo, você pode se ferrar na prova. Contudo, mantenha a mente sã e a espinha ereta. E prepare-se melhor para outras oportunidades. Assim será com um monte de coisas em teu viver. 

No final da tarde de sexta, fui te buscar no colégio, como pais quando vão buscar filhos saindo da porta de onde fizeram concursos.

Coração na mão, ansiedade mil.

Tu chegou alegre, aparentemente aliviado.

Perguntei-lhe se a prova foi boa, tu me disse que sim.

Perguntei o que caiu.

Disse-me que não se lembrava de muita coisa, só que tinha algo com borboleta.

Uma história de uma borboleta.

Disse-me que gostou da história e que ia preenchendo os quadrinhos em branco.

Lembrei-me que era prova de português.

Que legal, na tua primeira prova que fez na vida você ter respondido a uma de suas questões com o tema da borboleta.

Para mim, elas, as borboletas, são metáforas da esperança. Da transformação de seres rastejantes em seres esvoaçantes, que se apaixonam pelo belo, mesmo vestidos com frágeis asas que mais parecem papel de seda.

Podemos ser como as borboletas em nossa jornada. Ir perdendo a pele, metamorfoseando-se, livrando-se de coisas pelo caminho, despindo-nos de nós mesmos, de coisas que não fazem mais sentido, de muita tralha que nos empanturramos, de vômitos do outros em nossa alma, limpando-nos e tirando a roupa velha, aquela que pede o novo, mas novamente velho, fortalecido por tudo aquilo que já vivemos.
.

Como observar uma borboleta, polinizando uma jovem flor, e não se emocionar?

Você, perguntou-me, será de preencher também?

Sim meu filho, mas com a vida e não com a decoreba.

Agora foi você que sorriu, afinal de vida sabe tudo! Quanto á Bor-bo-le-ta, ainda a soletra e aprende a escrevê-la.

Vai perdendo filho, tudo que dificultará teu vôo. Não temas. 

Outra pele nascerá, de  dentro pra fora.

Como aquela larva que um dia perdeu o casulo, e pernas rastejantes, transformando-se em asas de ziguezagueantes e coloridas.

Aprenda a deixar de lado o que te faz infeliz, após aprender com o ocorrido. Liberte as pessoas de teu viver. Liberte quem tu ama, e não te ama mais. Liberte-se de quem tu não ama e te ama muito mais. Mas, antes de tudo, lute por todos teus amores. Não os tornem descartáveis. Ficar junto de tudo que vale a pena e estar livre com quem ama é a maior das liberdades.

Esse é um apredizado-borboleta que queria te ensinar, não como decoreba. Como um bem que tu praticarás e que me deixará muito feliz.

Pessoas vão te machucar. Aprenda a deixá-las em paz, de lado de teu viver. Não as carregue em sua mágoa em teu coração, em teu desejo de vingança, inveja ou ira. Deixe-as partir.

Poderás ser amado, e no outro dia desamado. Aprenda a renascer a cada manhã.

Poderás sentir um aperto no coração lembrando de teus familiares, alguns que já partiram, aprenda a voar para eles com as asas dos sentimentos. Que tua saudade seja doce lembranças. 

[uma borboleta chega perto de mim no local que digito, na mesa grande da área de lazer, saúda-me e voa pra longe]

Lembra que na tua prova você preenchendo os vazios de letras no texto que tinha tema da borboleta. Assim será em teu viver.

Caberá a ti preencher os vazios. Não delegue aos outros sua felicidade.

Essa é uma palavra que você precisará preencher em teu coração: F E L I C I _ _ _ _.

As quatro letrinhas que faltam são:

D oação;  A mor; D eterminação e E sperança.

Essa é a fórmula da felicidade. 

Gratidão. Seja grato a tudo que lhe acontecer, estando atento a vida que ocorre na periferia de teus problemas e preocupações, ampliando o foco de si mesmo, dos outros e do cotidiano pelas lentes da sabedoria, mansidão e bondade. Seja bom. Agradeça, agradeça, agradeça. Deixe dos degraus intactos por onde subir. aprenda a elogiar, a reconhecer e perceber que não se basta sozinho. que sem os outros sua vida seira bem mais difícil. Faça cartas a quem ama e diga-lhes o quanto são preciosos.  

Amor. Ame sempre e de montão. Mesmo que dê com os burros n´água. Mesmo que venha a sofrer, se decepcione. Ame. Vista-se com a armadura do amor e enfrente a vida. Ame revolucionariamente, subversivamente o de sempre, o feio, o tosco, o restolho da colheita, o não visto e sentido. Amar a si mesmo, com tudo que vem no pacote. Amar ao outro, compreendendo que ele é -como tu, imperfeito. Amar a vida, a cada nascer do sol, a cada anoitecer. Nunca passar por um canteiro florido sem contemplá-lo e agradecer ao Pai sua beleza. Nunca passar por uma pessoa sem esforçar-se para deixá-la melhor.

Determinação. Na vida não tem almoço grátis. Agora mesmo, quando tirei essa foto, tu estás estudando para a prova de matemática de segunda. Comendo pipoca e estudando. É isso mesmo. Trabalhando e divertindo-se, tendo tempo para tudo, mas com garra e coragem. Não seja frouxo. Daqueles que à menor queda desistem pelo caminho. Sê determinado em tudo que fizeres. Acorde cedo pra tecer os fios de teu viver. Não se canse em perseguir teus ideais e projetos. Sem "pegar buzão pela vida afora" nunca vi alguém conquistar seu lugar ao sol. Estude,estude e estude. Trabalhe, trabalhe e trabalhe. Mas, comendo pipoca ao lado. Entende

Emoções Positivas. Pense o bom, o belo, o virtuoso. Não bote em seus pensamentos inveja, mágoa, ciúmes, ou outas coisas que não fazem germinar a vida. Nutra emoções boas: fé, alegria, paz, justiça, bondade, meiguice, solidariedade, esperança, empatia, amizade. Repreenda pensamentos ruins. Aqueles que ficam remoendo na tua mente, sobre algo que deu errado e que não gostou. Troque a frequência, troque a sintonia de seu radio interior que só tá pegando ondas ruins, ruídos e chiados. Ou mude-se deles - dos pensamentos negativos. Ou mude eles. Ou mude-se a si mesmo, diante deles, não permitindo que eles tirem teu sossego. As emoções positivas são as asas da felicidade. É o que nos torna fortes, mesmo na fraqueza. Nos torna imbatíveis, mesmo derrotados. Nos torna imortais, mesmo que nos sintamos mortos.
São as chamas que nos impulsionam ao nosso melhor, que nos fazem "resiliar' a vida, tornando-nos mais fortes a cada decepção, frustração, pressão e luto que o viver pode trazer. Então, tome prumo quando se sentir desesperançado. Seja otimista, isso que está sentindo também passará! O amanhã será melhor. Nada é tão ruim que não poderá melhorar. Não apresse a dor, ela seguirá o seu curso e se olhar pra vida com uma visão positiva ela vai passando aos poucos.

Agregado as letrinhas da felicidade existe a arte de saber perder, saber o que tá na hora de perder, saber deixa pra trás coisas que aprisionam teu vôo.

Precisa pintar a palavra felicidade. Para pintá-la bem tem que aprender a arte de perder. 
Perder vaidades, orgulhos, apegos doentios. Perder-se de pessoas más, de relações toxicas, de fixações mórbidas. Perder-se de tudo que fica procurando para se sentir infeliz. 

Tire a pele da doentia ambição, de querer tudo ao mesmo tempo e sem esforço.
De achar que merece sempre a janelinha. 
Tire a névoa da indiferença de teu olhar frente às belezuras da vida, que por se acostumar em vê-las sempre vai adoecendo o olhar, desenvolvendo cataratas na alma, ao ser para elas indiferente em teu viver. 

Naquela sexta, tua primeira sexta de avaliação, saímos à tardinha de teu colégio  fomos esperar tua mãe no IBMEC, onde daria aula de gestão de pessoas.

No meio da aula, uma aluna me pergunta como será a avaliação da disciplina, na  próxima semana.
Vi você nela. 
Lembrei-me de teu esforço, de tua paz falando de borboletas e sorri para ela.
Tua avaliação será um prazer querida. Acredite. Traga os livros, anotações, coração e mente e entregue-se à degustação dela, na próxima sexta. 

Valerá teu esforço em querer expressar nela tudo que aprendeu ao longo dessas semanas.
Não pense em nota. Sinta-se já aprovada com tudo que foi se dedicando ao longo dessas 8 semanas. 
Não reduza o aprendizado na nota. Quero que abra a avaliação e escreva com prazer tudo que aprendeu.
A vida é mais que notas. 
Você, ao meu lado sorria.Com cara de orgulho. 
Você entendeu nada, ela não sei, nosso modelo de ensino é focado em notas, infelizmente.
"Professor, e o que cairá?"
Será sobre borboletas, beija-flores e bem-te-vis anunciando que poderemos fazer uma gestão de pessoas bem mais humana, sem perder de vista a produtividade.

Falaremos de uma gestão para qual viver valerá a pena, liderada por pessoas-borboletas, bem-te-vis e beija-flores, 
Notei que ela ficou aliviada. 
Não entendeu nada, mas sorriu um sorriso de lua cheia.
E, olhando-me com delicadeza, disse-me em sentimento: obrigado professor!

Escuto você me perguntando: "Será de preencher também?"

Sim meu filho, mas com as quatro letrinhas da vida que te ensinei, pintadas com arte de saber despir-se de tudo que te diminui ao longo dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores