Esse tal de bem-estar.


Seguia viagem adentro, de Curitiba até Faxinal do Céu(*), distrito de Pinhão-PR.
Uns bons 340 km de chão. Mas, que ao lado do motorista Danilo, foi logo ali. De prosa mansa, boa e constante, Danilo é daqueles que dão boas crônicas e dispensam rádio no interior do veículo.
Ele foi apanhar-me no aeroporto, para conduzir-me até um curso de preparação à aposentadoria, no qual ministrei palestra, em evento patrocinado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) para 300 pessoas, entre funcionários e seus cônjuges.
Danilo interessou-se pelo tema da palestra, e aproveitei para ir treinando com ele, já que não integrava o grupo de participantes.
Falei sobre o Ser Saudável, do ponto de vista da Organização Mundial de Saúde, que a define como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
E tome papo sobre o que vem a ser este tal de bem-estar. Danilo, confesso-lhes, foi um de meus melhores ouvintes.
A cada deixa, ia inserindo histórias de sua vida, dentro do contexto dos conceitos explicados. Quanta sabedoria.
Aí, após passar pelo município de Pinhão-PR, ele falou-me que agora só faltava uns 30 KM.
Então aproveitei para resumir os conceitos. " Danilo, o estado de bem-estar mental e social é ativado por cinco fontes, que atuam isoladas, ou combinadas em parcerias - promovendo sinergias entre elas."
Um ser humano saudável, pode ter apenas uma delas, ou mais de uma. "Quais são as cinco fontes?, perguntou-me Danilo.
1. Emoções Positivas: Cultivo, apreciação e compartilhamento de emoções positivas no pensamento: ética, justiça, paz, amorosidade, compaixão, empatia, generosidade, gratidão, esperança, otimismo, gentileza, mansidão, respeito e perdão.
2. Relacionamentos Significativos: Construção de espaços de convivência respeitosa, com intensa troca de saberes e comunhão de práticas sociais. Conexões harmoniosas, energéticas e libertadoras, entre pessoas. Com práticas de doação, admiração e entrelaçamentos sócio-culturais.
3. Engajamento: Seu efeito colateral é o estado de Flow (de fruição), no qual em algumas coisas que fazemos nos dedicamos tanto, com tanto esmero e gosto, que nem o tempo sentimos passar e ficamos muito satisfeitos com aquilo que vamos produzindo, confundindo-nos com o produzido. Cria-se um infinito no aqui. Pense numa vô bordando a roupa pra seu neto, ela está em flow. Está engajada.
4. Sentido: Tanto sentido da vida, como sentido do trabalho. Pautar-se pelo sentido é perceber o valor do que faz. É degustar o agora, abrindo-nos à beleza de um legado que vamos esculpindo, mesmo que seja na rocha dura da realidade. O sentido é o GPS existencial que nos guia e mobiliza ao ser mais.
5. Realização: É aquela sensação de ter alcançado algo que por ele lutou. Aquela sensação de dever cumprido, de entrega de resultados. De criação de algo, num lugar em que antes não existia nada. Da hora em que acordamos ao dormir, é só prestar atenção, e veremos o quanto de realização conseguimos ao longo do dia. Mas, no piloto automático não degustamos realização alguma. O mostro da indiferença cega-nos ao seu perceber.
Danilo ouvia tudo calado, com um sorriso misterioso no rosto. Ao final, ele me disse: vou apresentar-lhe ao Mário, se ele ainda trabalha na Copel de Faxinal do Céu. "Para mim o Mário tem as cinco forças. Ele plantou um Jardim Botânico, o de Faxinal do Céu. Semente à semente, árvore à árvore, ele construiu um sonho, que vou levar-lhe até lá. "
Pensei comigo, uauuuu!!! Mas isso já será outra crônica.
(*) Faxinal do Céu é uma cidade corporativa, vizinha à Pinhão-PR. Pertence à Copel, e foi usada para acomodar os seus trabalhadores na construção da Usina do Foz da Areia (1974), no rio Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores