O que tenho aprendido com o Pokémon sobre o sentido da vida. (Autor Ricardim)


Aprendi que mais vale o caminho do que a linha de chegada. Como? No jogo Pokémon-GO, um dos itens recebidos nos postos de distribuição (porketshops) é um ovo. Para chocá-lo o usuário do jogo precisa andar. Sim meus amigos, andar. Uma sacada maravilhosa. Tem ovo de 2km, de 5km e de 10km de caminhada. Depois da qual, eclode - num show a parte, um bichinho para sua coleção. O bichinho é o de menos. Já que muitos são repetidos. O barato mesmo é vê-lo nascer, chocar. É sentir que falta metros para bater a meta, para o novo irromper. É o processo do caminhar. A intencionalidade de sair do lugar. Na vida é assim também, muitas das coisas boas estão no caminho para. E não no quando, ou no se. Estão no agora, degustado enquanto persegue-se um alvo desejado.
Aprendi que a vida pode nos surpreender, a cada instante, e que não devemos nos considerar para sempre, nem imutáveis. Tudo que é sólido pode se desmanchar no ar. Portanto, deguste as coisas boas com intensidade. enquanto as vive. Como aprendi isso? Uma das coisas boas do jogo é lançar um bola (PÓKET), num alvo (o monstrinho, MON), e capturá-lo para sua coleção. Contudo, alguns desses bichinhos - mesmo a bola pegando neles, e bem no alvo, simplesmente retorna à posição original, renascendo das cinzas e voltando a ser tudo como antes. ao m tudo ao que era antes. São falsos, fakes, ilusões de ótica. Agora, quando após o lançamento da bola aparece a mensagem "Gotcha" eu vibro. Sei que de fato capturei, e que não era uma ilusão, uma coisa sem consistência. Assim aprendi a valorizar as brevidades da vida, as pequenas alegrias, e vitórias. Aprendi que um dia de paz não é eterno, que um dia de felicidade também. Então, quando os vivo eu os degusto até a última gota. amanhã, pode ser que o que se apresente como feliz ou em paz seja falso, não se garanta.
Aprendi a cuidar de mim e dos outros que me rodeiam. No jogo têm alguns itens que restabelecem a "saúde" do monstrinho, após suas disputas em Ginásios. Você precisa cuidar de seu Pokémon derrotado. Aplicar nele remédios, que recuperarão parte de sua força. Saber o que nos torna felizes, o que nos machuca, e lidar de forma positiva com esses saberes é um grande ensinamento, que restabelece nossa saúde emocional, que após um dia de trabalho e estudo, com suas próprias preocupações e desafios, consome energia vital e nos leva ao estresse. Saber cuidar de nós mesmos, e dos outros, após as batalhas existenciais, é muito importante. No meu caso, aprendi que esses remédios pokémon podem ser: um amigo, a espiritualidade, um bom livro, ouvir música, e até se doar para alguém. A oração é bálsamo. Saber que, mesmo ferido, outros ainda precisam de mim é um energético potente. Todos os dias aprendo a cuidar de meu ser, e aprendo que o outro também pode ser por mim cuidado.
Aprendi que uma das fortalezas da vida são os relacionamentos. Esse joguinho é feito para interagir. Por exemplo, você pode montar um time para disputar nos Ginásios, ou pode combinar de sair em grupo caçando pokémons e abastecendo-se de itens. Aliás, os parques das cidades estão cheios de gente que não se conhecia e que agora são parceiros de aventura. Eu era apressado demais, andava rápido demais nos corredores, sempre com uma coisa de última hora a fazer, sem tempo para um "bom dia" de 3 segundos. A vida fica muito melhor com relacionamentos significativos. Pessoas com as quais trocar visões de mundo e compartilhar esperanças. Cultivar relacionamentos é uma arte. Cujo resultado fará toda a diferença na percepção de bem-estar na 3 idade.
Aprendi o valor do crer e "SER": crescer. No joguinho, uma das coisas mais legais é ver um monstrinho chegar no nível de evolução. Você clica nele e ele se transforma, sofre uma metamorfose e vira outro bichinho, da mesma família, contudo, mais evoluído. Quem não evolui, vira rocha. Estaciona e fica estagnado. Tudo na vida pede evolução. Pede crescimento. As emoções podem crescer. O otimismo pode crescer. A percepção de si mesmo, do outro e da realidade podem crescer em positividade. Se é uma coisa que nos distingue dos animais é ser um ser que pensa sobre o pensado. Que sabe que sabe: sapiens, sapiens. Um ser incompleto, inacabado e sempre em desenvolvimento, permitindo-a à abertura do evoluir para o SER mais. Essa é uma meta digna de por ela ser vivida. Mas, tem que crer que o nível de evolução irá chegar. Tem que esperar atuando. Aproveitando todos os recursos para ser melhor para o mundo e não o melhor do mundo. Tentando deixar o lugar em que habita melhor do que o que achou. Isso é uma crença, um crer, bacana e potente. Algo que nos dará um propósito, o de construir um legado, de se perceber enquanto missão.
Agora deixa eu ir ali caminhar mais 500 metros pra chocar um ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores