Olha o pão!!!


Na portaria de meu condomínio, uma simpática carrocinha de pão, daquelas de antigamente, quando o pão passava de casa em casa.
E, nessa proposta uma ideia maravilhosa. É possível cultivar espaços para o exercício da confiança. Pegue seu pão quentinho, 5h30min da manhã, ou 17h30min da tarde, deixe o dinheiro numa caixinha R$2,00, e a metade vai para entidades assistenciais.
São 3 pães, por sacola. E a caixinha estava cheia de notas de 2.
A solução para o Brasil passa pela organização social, em torno do coletivo.
Já vi experiências assim com livros (T-Bone); com preces; com roupas que deixamos em paredes pintadas, e até em redes de doações solidárias, do tipo: pegue lá em casa.
A salvação vem pelo nós. Essa ideia que em nosso país o povo não presta, e, nele não se pode confiar, é errônea.
Têm uns malas? Sim, mas até em nações com mais de 2.000 anos de existência lá também têm os seus.
Fui lá e comprei meu pão. Agora me senti parte de algo maior.
Só precisamos deixar de omissão, de achar que as coisas vão de mal a pior, e acreditar que com pequenas atitudes podemos mudar a natureza das instituições brasileiras. Tais como essa carrocinha faz, em prol de um propósito comum, daqueles dignos de falar dele em casa, ou por aqui.
Precisamos recuperar a autoestima de nosso povo. Parar com esse complexo de inferioridade que só destaca o que temos de pior. Têm muitos projetos legais acontecendo, país afora.
Só precisamos divulgar mais esse circulo virtuoso. E, ingressar em algum deles. Precisamos voltar a participar da construção de uma sociedade melhor, e sarar dessa ressaca institucional.
Agora, vou ali fazer um pão com ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores