Dias sem Brilho

Já aconteceu contigo de mesmo tudo indo bem, ter aqueles dias nos quais se sente assim, como esta foto, sem graça e brilho?
Os mais extrovertidos sofrem mais ainda, sempre tem alguém que logo saca e despeja no infeliz: "O que é que tu tem?". Pron
to, aí é que o cara sente mesmo que está na merda. Passará este estado de espírito, estes dias nublados passarão.
Só continue a cultivar os valores da bondade, mansidão, ética, justiça, fraternidade, perdão e amor. Um dia ou outro de deprê faz parte. Tenho os meus e não suporto nem olhar-me no espelho, de tão rabugento e chato que fico. Aguardo então, de forma esperançosa, que acorde melhor. E, muitas das vezes, de mansinho, a paz e o sentimento de conforto comigo mesmo vai voltando. Não tome tarja preta por estar triste. Tristeza, angústia ou melancolia, não é depressão. Depressão é uma doença séria que não deve ser confundida com momentos, dias, até meses de infelicidade interior.
O amadurecer tem razões que a própria razão desconhece, tem seu tempo, seu ritmo, seus paradoxos existenciais. Não se leve tão a sério. Você não precisa agradar os "tele-espectadores", do seu canal que transmite diariamente, só pelo fato de existir.  No palco do viver, renove seus personagens, mesmo assumindo algum de que as pessoas não venham a gostar. Não fique refém da imagem que projetou de si mesmo. Você é maior do que ela e tem direito a ter, e projetar, outras facetas de você mesmo. Não banque o forte. Viver traz consigo dor, repensares, remoeres existenciais. Viver cansa. E a psiquê tem direito a um cochilo na rede, a uma certa malimolência. Tenha paciência consigo mesmo. As cores voltarão. Não apresse seu interior. A vida pede pausas, nem sempre prazerosas. Goste-se sorrindo, com pique, animado... tanto quanto triste, sem ânimo, sem pique. Afinal, você é o seu melhor projeto. E, quem já tocou um projeto sabe, nem sempre as coisas andam como queremos. Mas, não podemos desanimar. Liberte-se de toda autoimagem que force você a representar um papel de que não tem o devido suporte emocional, no momento, para encarar. E, tenha calma com os amigos. Eles não o fazem por mal. Só te querem ver bem, até para que eles mesmos fiquem bem. Você exala vida para eles, por isso eles ficam ansiosos querendo que volte logo ao personagem que se acostumaram a amar, e de que certa forma o nutre. Mas, esta é uma decisão que foge ao seu controle. Então, pare de se cobrar em querer logo voltar à vida. Um pouco de morte nos faz curtir mais ainda quando a vida novamente em nós se fizer morada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores