Gente Boa


Alguém te inspira a ser melhor, e te faz acreditar que num outro amanhã possível?
Se tem uma pessoa que me inspira, e sempre que converso com ele saio melhor, é o "Gente Boa". Esse é o apelido que recebeu dos demais feirantes. Olhe para esse senhor da foto e o que vê nele?
Eu vejo uma gente boa.
A vida dele por si só daria muitas crônicas, de segunda à sábado Gente Boa investe parte de seu tempo, e os parcos recursos de aposentado, para jardinar na praça e a calçada de frente à sua casa. Com seu velho fusca transporta, por conta própria, mudas e adubos, e cuida dos canteiros como se fossem de sua casa.
Noutra parte do tempo, e quando aparece serviço, ele investe na lanternagem e pintura de veículos, numa rudimentar oficina nos fundos de sua casa.
Nos domingos, madruga na missa e depois faz a feira em São Sebastião. Nunca o vi reclamar de nada. Sempre sorrindo me diz: "Sr. Ricardo, a vida é boa, nós é quem complicamos".
Ele não é produtor rural, mas compra no atacado algumas mercadorias e enche sua banca para comerciar.
Esse semblante risonho o acompanha por todo ofício domingueiro. Eu miro em seu rosto e sorvo de sua vida. Ele é um de meus rejuvenescedores domingueiro.
Já vi Gente Boa vender de tudo. Mas, suspeito que o que ele quer mesmo é ocupar-se. Quer mesmo é relacionar-se com outros feirantes e alguns poucos fregueses. Tem domingo que é jaca que ele traz. Noutros, mangas. Noutros, ataca de tudo um pouco. Trata-se de um feirante cujo semblante me inspira. Da mesa em que tomo meu café, ao fitá-lo, fico pensando o que nos falta para acariciar a vida, como ele o faz? O que nos falta para melhor viver a vida? O que nos faz para sermos gratos pelo que temos? No lugar de sempre ansiosos e aflitos pelo que não temos?
O que anda nos faltando, e nele sobrando, para nos fazer olhar também para o horizonte com olhos de eternidades?
Não poderia deixar passar o Gente Boa, sem apresentá-lo a vocês.
Ele nos motiva a contar nossas bênçãos, a abrir um sorriso e dizer: amar, viver, valeu - como aquela canção.
Mesmo e apesar das dificuldades e desafios do frágil processo de tornar-se a ser.
A vida anda carente de Gentes Boas. Quando os encontro os eternizo em crônicas. Têm um monte deles no Blog Bode com Farinha. São meus professores de bem-estar.
Então, esse é um convite que te faço, e que faço a mim mesmo, que tal olharmos para o futuro com o semblante do Gente Boa?
Cheio de ternura e esperança, quase fazendo uma carícia na vida. Que tal mais doçura, fé, esperança e poesia em nosso viver?
Que tal, por um instante mágico, e místico, sermos para o outro que se nos aproxima, um Gente Boa. Fornecermos a ele uma injeção de ânimo, uma lufada de otimismo, uma chama de infinitos, em forma de nós mesmos.
Talvez, ao teu lado, esteja alguém precisando de uma palavra de estímulo, de um afago na alma, de um cuidado atencioso, de um olhar que o toque com o toque de Midas, que o valorize tal o ouro da mitologia.
Que tal estendermos uma colcha de retalhos, na calçada de nossa vida, e sobre ela colocarmos nossos dons e talentos para que os outros deles possam se servir, possam de nós usufruir do bom, belo e virtuoso: generosamente, amistosamente e amorosamente?
Que tal sermos gente boa?

2 comentários:

  1. Ricardinho!! Muito legal o seu blog, não conhecia. Entrei e já está na minha lista de favoritos! Seus textos são leves e dá vontade de ler sempre mais! Parabéns! Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo de uma jovem amigo tão legal, inteligente e sensível é uma honra. Obrigado.

      Excluir

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores