Cartas ao JG – Não se acostume ao que te faz mal (Autor Ricardo de Faria Barros)


Era uma tarde de quarta, e você entrou no meu quarto, bastante exaltado, com uma dificuldade na tarefa de Ciências.
- Pai, por que o peixe palhaço e a anêmona são amigos inseparáveis?
Eita, pensei comigo.
- E é meu filho? Eu nem sabia que eram amigos, perdi esta aula no meu colégio.
Você sorriu, e juntos fomos pesquisar no Dr. Google.
Aí descobrimos uma coisa linda. A anêmona funciona como um berçário para a desova das mães peixe-palhaço. Dentro das anêmonas, os peixe-palhaços se escondem dos predadores.
Já as anêmonas, têm muita dificuldade de conseguirem se alimentar, e se não fossem os restos de peixes capturados por eles, e trazidos para os esconderijos de seus tentáculos, elas morreriam de fome. Além disso, os peixe-palhaços fazem a limpeza dos fungos, sujeiras e pequenos invasores que se afixam nas anêmonas. Chama-se a este relacionamento entre eles de Mutualismo.
Assim, filho meu, olha que bacana a relação entre eles, pois eles se protegem, ajudam e crescem sem um tirar o brilho do outro, ou a autonomia.
Na manhã de quinta, fui te deixar no colégio e de longe vimos a beleza desta árvore.
Tentei descobrir o que seria, mas não consegui. Despedi-me de você, no estacionamento do colégio, e fui caminhando até ela, seguindo pela rua à frente.
Quando cheguei perto, eu vi que maravilha era aquilo que testemunhara. Tratava-se de uma Paineira Rosa, que já perdera boa parte de suas folhas e flores.
Cujo troco e galhos servia de suporte para uma linda Bougainville (primavera) violeta que por eles se enramava. (a da foto)
Então, eu estava diante de uma nova espécie da natureza, uma Paininville. Rsrs
Lembrei de nossos estudos do dia anterior, e ali, diante de meus olhos, também havia uma relação Anêmona - Peixe Palhaço.
O bougainville, para florir precisa de sol. E se enramou pelos troncos e galhos da paineira, para deles captar melhor a luz.
A paineira, por sua vez, tinha perdido todo seu esplendor e graça, pelas folhas e flores que caíram, neste outono tão agressivo no DF, e ela estava exposta à inclemente secura de Brasília. Então, a proteção dos tenros ramos, folhas e flores da bougainville, sobre os ressecados troncos e galhos da paineira, evitava que ela ficasse exposta ao sol, melhorando as condições de circulação da seiva por eles.
Sem falar na beleza que agora, ambas formavam. Acho que nunca vi um bougainville tão alto, e nem uma paineira tão florida.
Sabe filho, esta carta para ti não é somente sobre anêmona, peixe-palhaço, paineira e bougainville é sobre o encontro de seres humanos, pela força do amor.
Sabe filho, quando você tiver um verdadeiro amigo, ou um amor, entenderá de que falo.
Um amor em nossas vidas funciona tal qual a relação anêmona – peixe palhaço, e paineira – bougainville. E falo em amor maior, e de todos os tipos e matizes. Não só em amor entre enamorados, mas este também.
Falo de relacionamentos saudáveis e significativos entre seres humanos. Não falo de relações tóxicas, insalubres ou do tipo vampiro de beira de cemitério.
Todos os estudos sobre longevidade com qualidade de vida, ou sobre a ciência da felicidade (florescimento) chegam às mesmas descobertas: o ser humano é mais feliz quando participa de grupos sociais nos quais se sente apoiado, reconhecido, valorizado e estimulado ao seu Eu Maior. E, uma relação com tua namorada, é um grupo social. Assim como a relação com teus irmãos, amigos, filhos quanto tiver, colegas de trabalho, lazer, credo religioso ou qualquer outra forma de ajuntamento humano.
Escolha anêmonas para com elas cultivar relacionamentos. Pessoas anêmonas vão acolher e propiciar boas condições para que os ovos de teus sonhos eclodam, gerando belos filhotes de projetos e propósitos par ao amanhã. Elas te darão proteção, segurança, te darão aquela sensação de paz que ao lado delas, só delas, você sentirá. Não é todo mundo que saberá respeitar teus sonhos e projetos de vida, elas saberão.
Escolhas peixes-palhaço para com eles cultivar relacionamentos. Eles te alimentarão de valores, e limparão teus fungos e feridas emocionais, caso necessários. Estas pessoas especiais que venha a descobrir em teu viver terão o dom de te reinicializar, ao sair do abraço que levará delas. Verás que ao seu lado poderá depositar também seus medos, desânimos, frustrações, e perceberá o quanto sairá melhor, ao delas se despedir. Mais limpo de tranqueiras que em ti se afixaram. Qual aquelas que nos tentáculos das anêmonas se afixam, sendo limpas pelos peixes-palhaço. Nem todo mundo lhe alimentará de esperança e te ajudará a sarar os sofreres.
Escolha paineiras-rosa para com elas cultivar relacionamentos. Pessoas paineiras-rosa te darão suporte, apoio e firmeza de coragem para que tu possas crescer. Elas doarão os próprios troncos e galhos, se preciso for, para que tu se desenvolva teu melhor potencial humano.
Escolha bougainvilles para cultivar com eles relacionamentos. Pessoas-bougainvilles têm o dom de nos fazer belos também, quando de nós se fazem morada. Perto delas, antes sem cor, galhos secos e sem flores, agora nos tornamos revitalizados, renovados, sua presença em nossa vida nos faz brilhantes e belos como as auroras boreais. Ao lado delas, nossa alma se alumia.
Então filho meu, saiba cultivar seus relacionamentos significativos. Saiba se afastar de relacionamentos predatórios.
Você encontrará estas pessoas em teu viver, mas tem que saber procurá-las, tem que saber cultivá-las, tem que saber valorizá-las.
E, quando achá-las, cuide bem delas e as admirem. Seja-lhes grato, sinta por elas gratidão e diga-lhes isto também, expressando gratidão por elas existirem.
O maior perigo de relacionamentos é nos acostumarmos com aqueles que nos fazem infelizes, nos diminuem, roubam nossa essência, autonomia e liberdade pra desenvolver nosso potencial humano.
O maior perigo de relacionamentos é ficar dependente de pessoas más, pequenas, sem luz, e que vão te sugar, enquanto tiver algo para lhes dar, depois vão te cuspir pra fora, sem nenhuma consideração. O pior deste tipo de relação é que ele se molda ao longo do tempo. É a mesma coisa de cozinhar uma rã numa panela. Botando-lhe viva numa água fria e acendendo a chama. Ela vai ficar ali e morrer, pois, foi cozida em fogo lento, e vai se acostumando ao calor até não ter mais forças para reagir.
Agora se você colocar uma rã viva, numa panela com água fervendo, ela irá pular para fora do fogão, e sobreviverá. Nenhum relacionamento doentio começa assim, doente. Se assim fosse, a pessoa vítima dele pularia fora, na primeira manhã.
A maior parte de relações doentias entre liderados e seus chefes, amigos e amigos, pais e filhos, namoradas e namorados, maridos e mulheres, etc. não aplicam o mal, o calor da chama da metáfora acima, de forma explícita e intensa. É devagarinho, um dia tu perceberás que está completamente dominado, subjugado, a esta forma de poder doentio que sobre ti opera.
Os anos se passaram e onde estará aquele João Gabriel de antes? Virou um zumbi?
Cadê aquela pessoa amorosa, risonha, que acreditava na sua própria capacidade de empreender projetos?
Infelizmente meu filho têm pessoas que se alimentam umas das outras. Elas pensam que para crescerem, por não terem luz própria, precisam escalar os outros, ou roubar-lhes sua luz.
Mas, mas fazem isto devagarinho. Por isso nos acostumamos a elas, e sua influência perversa em nosso viver.
E vamos cedendo nossa essência e luz, até que nos percamos de nós mesmos, ficando completamente dominados e dependentes delas.
Não se acostume a nenhuma gaiola que te faça mal. Nem deixe que as pessoas que habitarem teu ecossistema social sequestrem tua alma. Cuidado com amores dependentes e opressivos. Daqueles que só você dará afeto, ternura, paz e bondade; sem nada receber em troca. Acostumando-se a receber migalhas de reciprocidade, e ainda assim, iludindo-se de que tudo está bem.
Por último, filho meu, assim como você pode tem a bênção de achar pessoas anêmonas, peixe palhaço, paineiras-rosa ou bougainville, você também poderá ser este tipo de ser para muita gente.
Você poderá ser abrigo, sombra, conforto, fonte de esperança, ética, respeito, amor, perdão e otimismo para muita gente que de ti fizer morada.
Aí tua missão e propósito nesta vida terá um sentido maior. Quando se sentir numa relação mutualista com várias pessoas. Aí será bênção! Pois, todos os dias elas te reinicializarão para a vida. E tu a elas, apenas ao receber delas um bom dia, lindo dia...
Pense nisto!

Um comentário:

  1. É o que busco encontrar nas pessoas e é o que falo para meu filho de 10 anos, só que de uma forma mais simples, pois não tenho o dom da escrita. Parabéns pelo texto!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores