Grávidos de Infinitos


Hoje perdi um monte de fotos boas. Saí para a feira e no caminho um cano de abastecimento que passava ao lado da via se rompeu e dele saia uma cortina de água sobre a avenida. Um jato em forma de arco, por onde os carros necessariamente precisariam passar. Passei e fiquei embaixo dele, aproveitando aquele lava jato e lavando o carro uns minutos. Mais à frente uma rara borboleta azul, deu o ar da graça, borboletando bem próximo de mim. E, para completar uma carroça de burros seguia caminho para a feira, levando uma senhora, seus dois filhos e o marido a guiando. Ela com um guarda-chuva protegendo as crias do sol. Uma bela cena expressionista. Perdi tudo, esqueci a câmera em casa. Um amigo uma vez me disse que seu segredo para tirar boas fotos era andar sempre com a câmera a postos. É uma boa metáfora para falar sobre a diferença entre expectativas e possibilidades. Expectativa de tirar boas fotos não bastam. Se porto sempre comigo uma câmera, agora sim, agora tenho uma possibilidade concreta de fazer fotos cotidianas bacanas.
E, ao publicá-las, tocar no infinito de quem as verá. Tem uma cena no filme Gladiador que gosto muito na qual o General Maximus (Russell Crowe) exorta seus liderados: "What you do in life echoes in eternity" , "O que você faz nesta vida ecoa na eternidade".
É de uma profunda sabedoria e beleza o que ele diz. Pois, é só o que fazemos nesta vida real, que abre e altera a roda do carrossel do destino chamada de futuro.

Então, nesta vida procure ser um apanhado de possibilidades, nos campos do infinito. Como?
Saindo da arquibancada da vida e vindo jogar seu jogo. Deixando de ser expectador de sua trajetória e movendo carrossel do destino a seu favor.
Sendo a mudança que deseja e deixando de ser mera expectativa.
Há uma diferença bem simples entre expectativa e possibilidade. Na primeira só há desejo, sonho, fantasia. Na segunda há ação, contribuição e investimento.
Na expectativa nosso ser não é mobilizado e move a ação em busca da mudança que almeja. Na possibilidade, há uma intencionalidade, move-se a ação da vida em prol daquilo que buscamos e a natureza acabará por conspirar a favor.
Por exemplo, você viu um programa que mostra hortas dentro de pequenos vasos, próprias para apartamentos. Você mora em apartamento e ficou com a expectativa de um dia ter uma horta dessas. Ou, de que adianta querer viajar para os EUA, pegando uma boa promoção de passagens, se não se tiver Visto de entrada? Sem o Visto será apenas uma expectativa. Com o Visto será uma possibilidade. Agora, só o visto não garante, precisa ter dinheiro e disponibilidade, aí já entramos no terro da realidade. já pode se ruma possibilidade. . Não tenho passaporte. Indo ao supermercado, você comprou alguns vasos plásticos, substrato e sementes de hortaliças, pronto agora você tem a possibilidade de ter sua horta.
Pode até esquecer estes pacotes na dispensa. Pode até mudar de ideia. Mas que sempre terá a possibilidade de arregaçar as mangas e faze-lo, terá. Dependerá de sua motivação e envolvimento pessoal, as condições objetivas já foram criadas.
Tenho a expectativa de ganhar um dia na loteria. Mas não jogo, logo...
Todas as semanas meu sogro jogo o mesmo número na loteria, isto é o que nos difere: ele tem a possibilidade de ficar milionário, eu não!
Quando nos movemos na arte da possibilidade, investindo nossa energia psicológica nas coisas que queremos os sonhos vão ficando mais perto, quase tocamos o infinito.
As possibilidades, amantes que são das realidades, estão sempre grávidas de infinitos.

A amiga Sandra me disse: “Infinitas são as possibilidades das nossas escolhas, de quais caminhos a seguir...” E, “a cada escolha, uma renúncia”, disse-me o amigo Luiz Freitas.
Este é um apelo que faço. O apelo para que no movamos e alteremos nosso ambiente para melhor, nossa vida, nossa comunidade, nosso local de trabalho.
Deixando de ser expectativa e sendo possibilidade. Possibilidade de amar, de perdoar, de aprender, de ajudar, de transformar realidades.
E aí você deixará de ser marionete da vida e do viver. Desenvolverá a autonomia e agirá para que as coisas mudem, saindo da posição de eterno reclamão, da posição de vítima, de quem as coisas sempre estão contra você, para a de agente de mudança.
Plante as sementes de seus sonhos. Aprendi com Bem Zander, no seu livro a Arte da Possibilidade, que a liderança é uma arte, a arte da possibilidade.
O que eu quero que aconteça? Todos os dias pessoas que irradiam possibilidades se fazem esta pergunta. São pessoas que desenvolvem seu autoconhecimento e investem, no aqui e agora, para que as coisas deixem de ser como são: imanência, para mudá-las no que der, alterando a visão e perspectiva de futuro: transcendência.
Este é o lugar que habita ser que irradia possibilidades. O papel do líder é avivar possibilidades em outras pessoas, despertá-las, sendo um apanhador de possibilidades, fazendo-as ecoarem no infinito das mudanças que acontecerão. Bem Zander nos ensina: “Se participarmos integralmente de nosso destino, estaremos na fila da frente de nossa vida. Atire-se em sua própria vida como uma pedra no lago e observe as ondas. Um dos modos de viver na fila da frente de nossa vida é sustentar uma visão, ter um propósito e mantê-lo com você todos os dias”
E, este ser que irradia possibilidades, qual ondas num lago, vê muitas das vezes o que ninguém vê. Enxerga potenciais, enxerga o futuro, onde os outros só veem limites, dificuldades. A visão de futuro altera comportamentos. O poder da visão é extraordinário, transforma o modo como vemos o mundo e o nosso curso de ação.
Passamos a semear possibilidades e não escassez. Celebrar o que há de bom no mundo. Voar para os limites do ser. E encontrar a diferença entre sentido da vida e sucesso na vida. Entre ser o melhor do mundo e o melhor para o mundo.
Um sentido não o da escassez, da restrição, da limitação, mas o das possibilidades. Não de forma exclusiva, mas inclusiva. Coisas incríveis acontecem quando estamos abertos às possibilidades. Por exemplo, você pode parar o que está fazendo, pegar seu telefone, e dizer para alguém o quanto a ama. Tem possibilidade de fazer isto? Lógico. Então, corra e faça amor com as possibilidades, engravidando o seu infinito. Um dia coisas belas nascerão deste ato de amor que produziu. A natureza está grávida de seu contrário, portanto nada é, está! Não se conforme, não se acomode, mude. Estude, prepare-se, corra atrás, aja e semeei agora as condições instrumentais para o futuro que almeja.

Um comentário:

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores