Cartas ao JG, Amanhã Será Melhor



Sabe filho, uma das coisas mais perigosas ao crescimento interior são as profecias auto-realizadoras pessimistas, que aprendemos a usá-las para explicar os acontecimentos negativos em nosso viver. 

Hoje, você emitiu uma delas, quando nos dirigíamos ao treino do futebol. Disse-me que nunca venceriam uma partida, e que sempre perderão. Pois, já têm umas seis semanas que vocês perdem as partidas. Te falei que as profecias negativas auto-realizadoras negativas acabam moldando, no presente, um futuro que tememos.

Curvamo-nos a elas, e elas acabam por criar realidades que as justifiquem.

Disse-lhe isso pela manhã, mas você não entendeu, ainda é muito novo.

Contudo, espero que um dia ao ler essa carta entenda.

A profecia auto-realizadora pessimista explica as coisas ruins que conosco acontecem de duas formas, igualmente perversas: de generalização e eternização.

A generalização explica o que aconteceu de triste, ampliando a tristeza para outras áreas da vida. Como se fosse contaminando tudo. E a vozinha interior atua em nós limitando-nos de outras possibilidades, dizendo assim: "Nunca vou acertar na vida". "Tudo vai mal". "Não dou certo em nada". "Nunca serei feliz no amor". "Ninguém se preocupa comigo". "Todos no trabalho são maus." "Nunca venceremos uma partida".

Percebe o uso do Nunca, Tudo, Todos, Ninguém?

E a vida vai se comportando exatamente como espera.

A segunda é a eternização da dor, sofrer ou culpa. A duração do acontecimento ruim é explicado eternizando-o, ou projetando-o para um futuro incerto. Galvaniza-se a dor, propagando-a pelo resto de nossas vidas. Sem acreditar, e fazer por onde, o fechar ciclos, janelas. E a vozinha interior atua assim: "Sempre serei infeliz no amor". "Serei para o resto da vida infeliz, após essa perda". "Amanhã será pior". "Sou assim mesmo, não dou sorte na vida". "Nasci para ser infeliz". Toda minha vida será de infelicidade". Nega-se qualquer possibilidade de cicatrização da ferida emocional.

Percebe o uso do Sempre; Para o resto da...; Amanhã; e o verbo Ser, no lugar do estar?

Sim, hoje seu time venceu, o da foto. E você fez um gol, e depois agarrou um pênalti quando foi atuar como goleiro.

Percebe que o ciclo da vida andou, e se fez diferente do que profetizava negativamente?

Mas, não se engane. Se entrar para jogar achando que perderá, já começou a partida perdendo, e de você mesmo, num gol contra emocional.

Saindo do futebol, fomos levar o carro para lavar, em São Sebastião-DF. Quase em frente ao lava-jato, o pessoal adotou os canteiros. Eles colocam ao redor de frágeis mudinhas, umas garrafas PETs cheias de água, com a boca para baixo, na qual fazem alguns furos.

O nome dessas garrafinhas, que irrigam o terreno lentamente, favorecendo o desenvolver da plantinha, é esperança.

A esperança é o principal antidoto ás profecias auto-realizadoras negativas.

Ela atua em nós como a água que molha o solo árido, na qual tenras raízes tentam extrair vida.

Ela nos dá ânimo de resistir, de sobreviver, apesar dos pesares.

Precisamos de um cercadinho desses de esperança, protegendo-nos das intempéries da vida.

Precisamos fecundar amorosidade em nosso viver, explicando as adversidades usando as duas melhores armas para não ir junto com elas:

A de que são temporais. Pode estar doendo, mas passará. Amanhã será melhor, estarei melhor, darei a volta por cima. Amanhã me recuperarei.

E a de que são específicas. Isso de ruim que me aconteceu, tipo perder por 6 sábados seguidos as partidas de futebol, acontece só no futebol. Já no Kumon estou vencendo a cada dia. Percebe filho? Já no saber lidar com os medos de escalar árvores, sou campeão. Já no saber explorar os jogos do Xbox, idem.

Percebe, que em outras áreas de tua vida há vitórias?

Então caro filho, e quem me ler por tabela, cuidado com as coisas que diz sobre si mesmo, sobre os outros ou a realidade. De tanto dizê-las acabaram sendo verdade. Por isso, cuide do cercadinho de garrafas pets, que arrodeiam teu coração.

Que elas sejam águas de mansidão, gratidão, bondade, perdão, justiça, paz e esperança.

Aí, não te prometerei que não terás tristezas, lutos, sofreres, ou sentirás culpa por pisadas na bola. Não serei insano. Terás sim.

Mas, poderá aprender a lidar com os reveses da vida de forma positiva, esperançosa e valente.

Não se vergue, nãos e entregue, não desista de você mesmo.

E, cante sempre a canção que diz: "Apesar de você, amanhã será outro dia". Uma grande sabedoria que só quem já passou por problemas e saiu deles mais forte entenderá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores