O Amor Subverte a Ordem Reinante

Dia 31/03/2013, ele posava para foto com sua esposa. Ela 56 anos, ele 54. Ambos debulhando feijão, num ponto improvisado, sobre uma tábua, nas extremidades laterais de uma feira livre. Senti a falta deles por dois domingos. Pensava que ela gripara. Mas não. Ele, o seu maridão, sofreu um AVC dois dias depois desta foto. Agora, com um lado paralisado, luta para recuperar os movimentos, disse-me sua brava esposa. Do alto de sua pobreza e pequenez, tudo é tão difícil para este casal. Que Deus os guarde e os abençoe. Hoje sua esposa foi debulhar sozinha, com ajuda de um neto, o feijão. Foi garantir sua subsistência. Deixou seu amado na casa da filha e seguiu vida adiante. Quanta fortaleza! Os pobres não tem tempo para processar o luto. Estão sempre pelejando para sobreviverem. O Reino dos Céus é deles por pelejar. Não tenho dúvidas.

Hoje, dia 01/05/2013, fomos à tardinha levar uma palavra de esperança ao Sr. Jair e esposa, casal amigo que nos acostumamos em tomar café ao lado de sua banquinha de feijão verde, ovos, limão e algumas poucas verduras, na feira de São Sebastião. Casal simples e amoroso. Ele sofreu um AVC tem 15 dias. Perdeu movimentos de um dos lados. Desde o acontecido o casal está na casa da filha, na cidade, onde é mais fácil o acesso de profissionais de saúde e para irem fazer exames. Ontem seu genro os levou para dormirem na chácara e os buscou hoje. Ele falou que nunca tinha dormido tão bem nestes 15 dias. Ela me disse que ele falara, é só botar o pé na chácara que volto a andar. Não voltou. E voltou. Andou em pensamento, em emoção, em caminhadas místicas na terra que é sua há 20 anos. Ele e sua esposa se fortalecem mutuamente, são 32 anos de um casamento feito de luta, coragem e sobrevivência para criar os três filhos. Amor e esperança traduzem a história deste casal. Não é fácil perder a mobilidade, e em nosso país mais difícil ainda. Mas, eles não reclamam. Aliás, fomos lhes dar uma palavra de ânimo, baseada no Salmo 23,1: "O Senhor é meu Pastor e nada me faltará." E no Evangelho de João 14,1: "Não se pertube o vosso coração." E quem saiu revigorado fomos nós. Perguntei o que ele queria de nós de SP, já que viajaremos amanhã para lá. Ele nos falou, "que vão e voltem em paz." Perguntei-lhe como ele viu a chácara. Ele falou com olhos brilhando de cada muda de planta, criação e do seu poço de água "quase mineral". Falou das galinhas, que lhe conhecem pelo "cheiro" e correm pra perto dele, como fizeram ontem. Disse-me que notou que morreram umas 12, das 30 que tinha. Acha que foi de saudade. Nessa hora, enchemos os olhos. A chácara não tem quem cuide, só eles, então já viu né! O principal eles tem. Amor. E o amor faz milagres. Abençoado casal que se ama e que juntos enfrentam, do alto de sua pobreza, as dificuldades de uma reabilitação de um AVC.


2 comentários:

  1. Faço meus os seus votos, caro amigo. Que Seu Jair se recupere plenamente, que o amor prevaleça, que a família volte a sorrir por inteiro.

    Louvo sua sensibilidade, mais uma vez.

    No mais, saboreemos bode com farinha - e, claro, feijão verde.

    Grande abraço,

    Dodó Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, somos da luz... e luz das boas, que iluminam-se uma a outra.

      Excluir

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores