Os Portais do Bem Viver

Algumas pessoas maravilhosas com as quais me deparei, vida afora, ainda hoje inspiram-me a viver melhor.
Cabrera é uma delas. Conheci o Marcos Cabrera em Londrina-PR, em 1996.
Lá se vão 18 anos de uma bela amizade.
Cabrera era um dos profissionais que atendia aos idosos da Fundação Telepar, no Programa Bem Viver, coordenado pela minha esposa – então assistente social daquela instituição à época.
Ao ver a forma que ele falava aos idosos, dialogava com minha esposa sobre os limites da alma, o amei à primeira vista.
De minha parte, eu trabalhava com portadores do vírus da Aids. Eu falava pra eles o que tinha aprendido com os bravos soropositivos.
Do quanto percebia o valor de um abraço, por exemplo, no aumento da imunidade.
Do quanto a postura deles, diante da terrível doença – àquela época com poucas opções de enfrentamento, fazia toda a diferença na evolução da mesma.
Ele ouvia com olhos brilhando.
Encontram-se ali um psicólogo e um médico que acreditavam em coisas ainda pouco pesquisadas, como o valor do afeto, e que eles sabiam que vinham a fazer toda a diferença para um melhor viver.
Falava para ele o quanto o luto pode ser incapacitante, e como pode ser transformador, dependendo de que perspectiva a psique é mobilizada para enfrentá-lo.
Ele babava, ouvindo-me com renovada atenção, caso a caso.
Depois, ele me contava o quanto via nos seus pacientes sede de afeto, de sentido, de paz, de se sentirem especiais para alguém.
Via que muitos a ele chegavam trazendo chagas emocionais de difícil tratamento: mágoas, culpas, rancores, resignações e até inveja.
Ele me contava o quanto essa postura na vida inviabilizava outras conquistas que a saúde, esportes, alimentação estavam trazendo à terceira idade: “muitas academias do corpo. Poucas do ser. Muita queima de calorias e celulites no físico, poucas na alma”.
Depois daqueles primeiros contatos sempre que eu ia à Londrina passava pelo seu consultório para tomar um cafezinho e conversar um dedinho de prosa.
Hoje, Cabrera é um renomado palestrante, geriatra famoso – projeção internacional e autor de inúmeras pesquisas sobre a importância das emoções para o bem viver.
Mas, continua o mesmo: profeta, manso, humilde e simples como todo sábio.
Outro dia, pesquisando para uma palestra sobre aposentadoria, achei um vídeo dele no youtube que indico a todos. É um vídeo para todas as idades.
Embora ele fale do processo de aposentadoria, vale para todas as idades as dicas que ele dissemina.
Fiquei emocionado, Cabrera amadureceu nestes 18 anos como um bom uísque ou vinho.
http://www.youtube.com/watch?v=o4d75Jzeu8g

APOSENTADORIA É PROJETO DE GANHO PESSOAL.
Todo ser humano, de qualquer orientação ideológica deveria ver três minutos especiais desse vídeo, no qual ele divulga recentes pesquisas de Harvard sobre o bem viver, dos 5min20seg aos 8min20seg do vídeo.
Ele fala de oito valores, que prefiro chamar de Portais, que dão acesso a áreas de maior desenvolvimento pessoal e profissional. Posturas e atitudes que farão toda a diferença no processo de bem viver. Os VIII Portais são:
a. Capacidade de perdoar
b. Generosidade
c. Solidariedade
d. Gratidão
e. Não se sentir doente, apesar de...
f. Não parar de produzir
g. Conjugalidade (harmonia na vida a dois)
h. Espiritualidade
Não me deterei sobre cada um dos Portais acima. Não há necessidade.
Eles são autoexplicativos. As pessoas especiais com as quais convivi, de todas as idades, tinham nela um ou mais desses Portais.
Camila, por exemplo, com seus 12 anos, ao chegar em casa e responder á pergunta do seu pai ativou um deles:
- Camila, qual será seu papel na peça de final e ano da escola?
- Multidão.
Multidão... multidão... multidão. Camila acabou de entrar no Portal da Generosidade consigo mesma, com o grupo e com a peça. Ingressou pelo Portal B, não se considerou num papel menor. Foi lá, desceu da arquibancada e jogou o jogo, no jogo da vida.
Foi rememorando cada um deles. Lembro-me de X, que tem Aids há 15 anos, e que a cada aniversário comemora com humor o último ano que lhe deram. Nunca o vi se lastimando com os efeitos colaterais, ou com as infecções oportunistas. Ele entrou pelo Portal E.
E, não deixou que o vírus HIV tirasse dele a única coisa que de fato o matará, e a todos nós, a esperança.
Você já percebeu como tem gente que nunca está feliz? Que perdeu a esperança?
Sempre murmurando, reclamando... Se vai jantar fora, reclama do serviço.
Se de férias, reclama dos locais que visita.
Se trabalha, reclama da empresa, dos colegas, do chefe e até do trabalho.
Você chega perto dessa pessoa e diz:
- Que dia lindo.
Ela te olha e fala:
- Lindo para quem?
Hoje amanheci querendo pregar às multidões.
Para que elas não se deixem adoecer, por tanto aprendizado a serem perfeccionistas, ranzinzas, de baixa flexibilidade e adaptabilidade, resmungonas e chatas para com a vida e consigo mesmas.
A chamar atenção para o que na vida lhes falta.
Não. Não fixe seu olhar sobre o que lhe falta, isto te imobilizará.
Somos o que pensamos. Nossas crenças geram nossos comportamentos. Se deixarmos em nós habitar esse ser resmungão, pessimista, negativista, sempre descrente de tudo e todos; para o qual tudo está em dívida, como nele serão ativados alguns dos VIII Portais do Ser?
Em cada mágoa nutrida, em cada ódio adormecido, em cada culpa ressentida e a cada dor revivida, um pouco de nós morre junto.
Pense nisso e mude!
Para uma boa relação consigo mesmo, e com os que te rodeiam,
adentre os VIII Portais do bem viver, tão bem descritos pelo Cabrera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores