Ternurar


Dai livre expansão à vossa ternura. Fiquei maravilhado quando encontrei essa citação no Livro de Isaías. A palavra ternura é poucas vezes usada na Bíblia. Basta dizer que na tradução João F. Almeida Atualizada - uma das mais aceitas no mundo evangélico, ela só é citada uma vez, e nesse mesmo versículo que abriu o texto: Isaías 63,15, traduçao Bíblia Ave Maria, uma das mais aceitas do mundo Católico.

Fiquei de cara, como dizem os jovens. E, na única vez que é citada, o profeta Isaías faz um apelo ao Deus para que ele "dê expansão à ternura". Pense num profeta abusado e ousado, multiplique por dois.

O cabra tá dizendo ao Criador: "Ei, vem cá, deixe de ser frio, libere ternura para seu povo..."

Lembrei de quando fomos a uma reunião de pais e mestres na qual relataram que uma amiguinha do JG coça seu cabelo, quando estão no quartinho do sono. Um bota o outro pra dormir. Isto é ternura. Nunca foi tão atual o desabafo-protesto de Isaías: expanda sua ternura, liberte-a das amarras do racional. Exponha-se. Faça cartas de ternura. Pinte quadros com ternura. Troque bilhetes com ternas palavras. Seja a ternura que almeja. Expanda-se na capacidade de expressar carinho, afeto, cuidado pelo outro. As escolas deveriam ter lições de ternura. Incluir nos aprendizados corriqueiros o da ternura.

Hoje cada um foi se fechando, na falta sensação de se proteger, e, de tanto fechamento ao outro, ficamos sós e brutos.

Sedentos por nos sentirmos acarinhados e emancipados pela força de um gesto verdadeiro de ternura. "Há que ser forte, contudo sem perder a ternura." Diria ao seus liderados um outro abusado revolucionário, tal qual o Isaías disse ao Deus Pai. Ternura é o encontro com o intangível. É o caminhar pelas veredas das subjetividades. É se fazer bobo, despudoradamente um bobo em se doar em ternuras mil.

Essa semana será minha palavra de prática: ternura. Vou exercitar-me nela e perseguir metas de gestos e atitudes ternas, pelo menos uns três por dia. Ternura, aqui vamos nós. Vem comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores