Cartas ao JG - Não vos conformeis com este mundo.

Ao lado de onde deixo o carro para lavar tem essa "praça". Sempre quis conhecer quem plantou e cuida de cada canteiro com esmero. Perguntando ao dono do lava-jato, mês passado, ele me falou quem era, apontando para um senhor que vinha atravessando a rua, trazendo uma pá com algo dentro.
Aí, aproximei-me dele, respeitosamente, quase como a lhe prestar reverência.
Ele contou-me que é chamado de Franco, e que o conteúdo da pá são folhas secas, que ele coloca nos canteiros, "para que as raízes fiquem protegidas do sol quente, e a água conserve um pouco mais de sua umidade, coberta pelo manto de folhas."
Têm três domingos que entabulamos uma breve conversa, enquanto o carro lava. Acerto a hora que ele está dando manutenção na "sua praça": entre 8h e 8h30min do domingo.
Sr. Franco é zelador e mora "de favor" nos fundos da Igreja Batista Maanaim, situada na Av. Comercial 81 de São Sebastião-DF.


A igreja fica na rua à frente da praça, a mesma que ele adotou como se sua fosse.
Antes a praça não tinha árvores. Sr. Franco plantou uma a uma. Muitas transportando dos fundos do quinta da igreja, nascidas de sementes ao leu, outras ele mesmo fazendo as mudinhas, como essa da foto.
Seu maior orgulho é a jaqueira, nascida de um bago de jaca que o pastor comeu no quinta,l e soltou a semente no terreno. "Eu avistei aquela mudinha que sofria, com as raízes esparramadas pelo cimento do quintal, aí tive dó e a trasportei para a praça. Hoje é a maior árvore, e dará jacas muito boas".
Sr, Franco disse-me que não têm posses, e que não queria morrer sem deixar algo de seu na Terra.
E que aí começou a plantar e cultivar a terra da praça, canteiro à canteiro, para criar seu jardim, um jardim para a humanidade.
Quem viu essa foto do Google Street e ver a praça agora, dois anos após, pode ter uma ideia do trabalho de Franco.



Ele renovou o espaço, a partir da renovação de si mesmo.
Lembrou-me um texto que gosto muito na Bíblia, na Carta dos Romanos, Cap. 12, versículo 2: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar".
Ele fez isso, e com maestria. Sr. Franco é uma pessoa renovada, em espírito e verdade. Ele não se conformou ao ver a praça abandonada. Agiu. Domingo vou presenteá-lo com uma muda. quero tomar parte nisso também.
Sabe meu filho JG, contei-lhe essa história, pois um dia você fará um piquenique embaixo das árvores de Sr. Franco,e vai se lembrar de mim, e do que lhe falo hoje: Não podemos nos conformar em habitar num mundo ruim. Precisamos renová-lo, mas é preciso antes que nos renovemos.
Seja revolucionário, não se acovarde, não se deixe moldar pelo que não presta. Não desanime, mesmos e todos ao teu lado forem pobres de espírito. Não se torne como eles. Renove seu espírito diariamente. E, em seguida, transforme a si mesmo, a pessoas e a realidades.
Outro dia li que uma senhora aqui de Brasília-DF foi multada pela Companhia de Água - CAESB, por ter emprestado água a um vizinho que tinha a casa em construção, com o auxílio de uma mangueira. Ela pagou a sua cta. Não roubou nada. Pagou os litros que solidariamente cedeu. Não era um "gato". Mesmo assim, os agentes da burrice administrativa foram importuná-la com uma multa.
Quero que fique indignado com isso, e descumpra essa lei. Sempre que a ética da vida estiver acima da lei moral, siga a primeira. Mesmo que seja punido. ficarei orgulhoso de ti.
Qualquer vizinho que me peça uma mangueira de água, para ajudar numa situação de contingência e provisoria, a terá e de bom grado. Que venham me multar Pagarei com orgulho.
Não me conformarei a isto!
Não se conforme ao desumano, à natureza das coisas que lhe dirão que sempre foram assim.
Mude. Mude-se. E, sempre para melhor.
Cuidado com o lugar comum, o mais fácil. Cuidado com as massas, o sem noção das boiadas.
Seja diferente. Tenha sua própria opinião, mesmo que destoe do coro dos conformados e falsamente contentes.
Encontre sua praça para adotar. Encontre propósitos pelo que viver. Deixe seu legado. Mas, repito-lhe, como Paulo falou, transformai esse mundo.
Não perca nunca a capacidade de se assombrar com o que desumano seja, ou de se encantar com o que divino sopre.
E, seja contribuição do bem. Antes que me esqueça, fique de olho na jaca. Coma uma por seu pai, e bote uma placa no seu tronco: Jaqueira Franco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores