Cartas ao JG - Declare seu Amor (Por Ricardo de Faria Barros, pai do João Gabriel, 8 anos)

Sabe meu filho, desde que aos três anos tu começou a estudar no turno integral esta foi a primeira vez em que almoçamos juntos. Aproveitei a ocasião, para gravar uma declaração tua, para tua irmã, que hoje faz 30 anos. Já que não poderá estar conosco, mais tarde, num encontro às 21hrs que teremos, com ela, seus outros irmãos, meu genro e noras.

E foi um almoço especial.

Primeiro, pela corrida em disparada que tu deu, ao me avistar no teu colégio, resgatando-lhe de teu tradicional bandeijão.

Depois, pelas belas declarações que gravou para tua irmã: 

- Priscila, hoje eu vou comemorar com meu pai o teu aniversário, a gente vai comer fora. Um beijo, tchau!
- Priscila, eu te amo!

Filho, declarações de amor são muito importantes em tua vida. Não as tema. Publique-as, deixe que elas saiam de teu coração, sem medo de parecer bobo. Fale, se expresse, bote pra fora o que sente.

Diga ao outro o que pensa dele, sobre o amor que sente, antes que perca essa oportunidade, nas rodas vivas da vida que podem girar e depois ser tarde demais.

O amor pede palavras que eternizem os gestos. 

Se até Jesus sentiu essa necessidade, quando antevia sua crucificação iminente, ele declarou em alto e bom som aos seus discípulos:

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
João 15,15

Veja que declaração bacana de Jesus, ao afirmar que seus apóstolos tinham mudado de fase, indo para além de servos, agora amigos.

Você acha que Ele precisava fazer aquele gesto? Essa declaração?

Digo-lhe, precisava!

Ontem meus alunos compartilharam uma atividade que passei para eles. A atividade consistia em fazer uma Declaração de Gratidão a uma pessoa importante na vida deles, e não só escrevê-la, como proferi-la para a pessoa, via telefone, ou face a face.

E a aula foi estrondosa de depoimentos de amor . Que eles, ao darem, receberam.

"Esposa, eu te agradeço por ser essa mãe tão dedicada ao nosso bebê.".
"Filha, eu te agradeço por ter me tornado mãe, ao te parir"
"Amiga, eu te agradeço por ter aberto seu lar para que nele eu estudasse e fosse alguém na vida".
"Namorada, eu te agradeço por não ter desistido de mim".
"Irmão, eu te agradeço por ter sido meu pai e mãe."

A cada depoimento, a turma se emocionava, e com justa razão.

E, muitos disseram que embora aquilo já fizesse parte da vida deles, eles nunca tinham parado para escrever o que o outro para eles representava, por pensarem que o outro já sabia, e que ao assim fazê-lo, motivados pela tarefa, o outro e eles mesmos, foram agraciados com o dom do amor que se manifestava.

Sua irmã agora tem um áudio com tua declaração de amor. Algo que ela guardará para a vida.  Poderíamos apenas ter almoçado. Mesmo significativo, nosso primeiro almoço, poderia ter sido apenas um almoço, entre pai e filho. 

Mas, a partir de teus áudios, esse almoço marcou declarações tuas: simples, comoventes e verdadeiras, que tornaram os 30 anos da Pri muito mais felizes do que já estão sendo.

Pensamos que o outro já sabe o que sentimos por ele e não nos importamos em para ele atestar, deixar registrado, declarar.

Talvez por medo, de que isso venha a passar e a letra ficar escrita. Digo-lhe, besteira. 

Se expresse, sem temor. Declare seu amor sem querer com isso receber algo em troca. Apenas para atestar para a pessoa amada o quanto ela lhe é importante.

Não deixe ninguém que ama sem registros escritos, gravados, filmados, desenhados ou fotografados de teu amor por ela. E, não vale aqueles emojis do tipo carinha com amor, amor piscando, etc.

Tem que botar a cabeça pra funcionar e declarar o que o outro, aquele tu ama, representa para ti. Faça com tuas próprias palavras, não tema se tem erro de ortografia, ou se pode ser mal compreendido. Nem espere que ele faça para que tu retribua.
Amor não é comércio de afetos.

O mundo vai te ensinar o contrário do que te falo nessa carta. Vai te dizer que as pessoas são más, que não podemos confiar nelas, que não vale a pensa se dar no amor, pois vão nos ferir, que quem se expõe amando deixa o outro confortável, e ele desiste de nós, pois nos tem como garantido, e coisas do tipo. Tudo besteira!

Ame e dê vexame! Ame bobamente, intensamente e sem medo de ser tu mesmo e se expressar para a amada. Só não faça tatuagem com o nome dela, não recomendo. 

Mas, digo-lhe e repito, não perca nenhuma oportunidade, nem que seja num parágrafo, para dizer a quem ama o quanto essa pessoa é importante em teu viver, e o porque disso. E não falo apenas em teus relacionamentos afetivos. Falo em toda forma de amor que valha a pena, e que tu sinta o poder dela em tua vida. 

Eu declaro que fazia muto tempo que não tinha um almoço tão bacana como o que tivemos neste dia. E que, vê-lo correndo em minha direção, fez-me abrir meus braços num oceano azul de imensidão,  para nele te acolher e te amar.  Eu declaro que doravante sempre criarei oportunidades de,pelo menos, semanalmente almoçar contigo.  Te amo.

Um comentário:

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores