Competências Essenciais ao Mundo do Trabalho do Séc XXI (Autor Ricardo de Faria Barros)

Recentemente fui convidado para falar sobre as competências essenciais às carreiras profissionais, em ambiente de incerteza e intensa mudança do mundo do trabalho. As descrevo abaixo:

1. Solucionar problemas locais. Visão de dono no processo em que atua. 

2. Aromatizar de ambientes. Postura de catalizador de emoções positivas no ambiente de trabalho, cada vez mais tenso, estressante e insalubre, emocionalmente falando.

3. Navegar no waze corporativo. Orientar pessoas, processos e serviços em função da navegação pelo mapa estratégico. Contudo, tendo capacidade de alterar rotas, redefinir prioridades, cursos e canais de ação, quando mudarem-se cenários, ou contextos de atuação.

4. Operar e fuçar nas tecnologias digitais. Saber aproveitar as potencialidades da tecnologia da informação e comunicação. 

5. Disseminar Conhecimentos Gourmets.  (Ser promotor de processos de ensino e aprendizagem saborosos, significativos, feitos com o melhor de si mesmo, o melhor que consiga de recursos, com muito zelo e cuidado, e com foco no aprendente)

6. Engajar pensamento e ação com foco na experiencia do cliente. Estar sensível, aberto e com as lentes perceptivas aguçadas para melhorar a experiência do cliente.

7. Inovar para fora da caixa da tradição. E porque não?


8. Pensar global, agir local. Pensar local, agir global.

9. Desenvolver capital psicológico positivo: esperança, otimismo, resiliência e auto-eficácia.

10. Cultivar parcerias: internas e externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores