Siga o norte!


Tem gente que pensa que sabe onde chegar sempre. Nunca se sente perdida.
Compra um GPS A1 ou A2 e se acha.Não teme se perder.E, crer que chegará em todo lugar, sem dificuldades.
Acontece que a navegação na vida exige bússolas e não GPS. Bússolas apontam o norte, o sentido. GPS o local.
Bússolas sabem que as rotas vão sendo feitas desviando-se dos obstáculos, dos imprevistos, das intempéries.GPS não. Para o GPS o local foi definido, previsto, geo-referencialmente programados... e, quando o usuário dá com os burros n´água ainda ouve: “alterando rota, alterando rota, alterando rota...”
Aí ele endoida.GPS não estão preparados para fechamentos de vias públicas por manifestações, acidentes, tempestades.GPS não estão preparados para os limites, as fatalidades, o acaso, o imprevisto.Sempre corretos, concebem a via como um esquadrinhar de latitudes e longitudes.Pessoas-bússolas são mais humildes. Possuem troféus tipo cicatrizes, pelas pancadas que tomaram da vida. Aprenderam que a vida é mais que 0 e 1.Foque seu sentido tal qual uma agulha da bússola. Siga o norte de seu coração.
Esteja pronto a contornar obstáculos medonhos, a contorcer-se em mil para alterar trajetórias sem perder a rota.A isso chama-se viver.

A vida não cabe numa planilha de Excel. Nem num mapa computadorizado que alimenta um GPS.
A bússola principal orienta para nossos valores. São eles que orientam nossa jornada, em busca do ser mais. 
Preserve-os!
Ao perder a rota, não desespere, siga a agulha imantizada, ela te levará a algum novo ponto de referência e se achará. Acalme-se. Isso também passa. É só uma fase.
Mesmo que o GPS diga que errou a rota, sorria, ele não sabe nada.
Não sabe que você apenas buscou atalhos, desvios, mas o sentido do que busca é o mesmo!
E, caso você não o fizesse, entraria em rota de choque, de colisão com obstáculos não previstos. Coisas que não cabem no power-point, onde tudo é legal, ou no seu belo planejamento estratégico.
A vida é curva. Ceder, repensar, desviar e renunciar faz parte do crescimento pessoal e profissional. E até saber perder ou aguardar melhores ventos. Não é vergonha ou humilhação sentir-se fraco, frágil, desnorteado. Mas, repito, isso também passa, agarre-se aos valores fundamentais e respire mais um dia: amor, fé, bondade, justiça, gratidão, misericórdia e solidariedade.

2 comentários:

  1. Realmente Ricardim, muitas vezes me sinto desse jeito, desorientado, minha bússola às vezes fica doida, porém, quando lembro dos meus objetivos de vida, da minha família, de todo sufoco que já passei, de todas dificuldades, minha bússola volta a apontar para o norte novamente. É como se ela levasse um tapa, um chacoalhão e voltasse a apontar para o norte. É muito bom levar essa chacoalhada e sinto que, sempre a levo é porque tem um dedinho de Deus, pois, com Ele, me sinto forte, tudo posso, pois Ele me fortalece. Então... Buscai a Deus sempre e aí sim, iremos conseguir respirar tudo o que você escreveu no final do texto.

    ResponderExcluir
  2. É amigo, viver é uma aposta... nem sempre perdemos, nem sempre ganhamos...

    ResponderExcluir

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores