Pinte sua faixa-guia.



Aproveitei meu horário do almoço, para escrever sobre a importância das boas referências e dos limites para nosso desenvolvimento pessoal.
Para facilitar o entendimento desse texto, olhe bem para as fotos que o ilustra.
Elas representam duas estradas.
Numa delas, há faixas branca na margem. Na outra, não há nada.
Na que não tem faixa, corre-se um risco maior de sair da estrada, de atravessar o canteiro. Nunca tinha parado para pensar na importância dessa faixa branca que fica na margem direita de uma estrada.
Só reconhecemos o papel dessa faixa, quando aprendemos o seu valor.
E, na prática, quando à nossa frente vem vindo um carro com farol alto, daquele que nos ofusca, ou encandeia, como dizemos no Nordeste.
E, quanto mais tentamos mirar no centro da pista, pior fica a cegueira.
A dica é olhar para a faixa da direita, aprumando o veículo por ela, como quem segura um corrimão, para se safar daquela luz que cega.
Infelizmente, nem toda rodovia tem essa faixa, e podemos colidir de frente; seja ofuscados; seja quando o aguaceiro é grande e perdemos a visão frontal.
Como andamos precisando de mais faixas dessa natureza, faixas-guia, pintadas no asfalto de nossos corações, para nos conduzir em nossa jornada peregrina em busca do Ser + Humano.
Limites à margem do caminho que nos guiem para uma maior coletividade, cidadania, ética, justiça e paz. Precisamos desses limites. Mais que nunca.
Nesse trânsito tão pesado emocional, com tantos faróis nos cegando, creio que cada um de nós pode contribuir, pintando-se no asfalto, como uma faixa branca à direita da estrada, para que um amigo quando se sentir ofuscado, perdido e desanimado, diante de tanta luz que ofusca - mire-se em nós, faixas-pessoa, e atravessem os momentos de aperreio. Não se perdendo de si mesmos e guiem-se em suas jornadas da vida tendo para onde olhar, quando desnorteadas, inspirados pelo testemunho, exemplo, e sinal que o outro representa.
Lembro de uma saudação da prece Salve Rainha que diz: "Eia", significando "Avante; Ânimo".
Eia, a faixa da direita diante de um perigo diz. Ou seja, "Avante, ânimo", olhe em mim e siga por aqui.
Tantas coisas nos tempos atuais podem nos ofuscar e nos fazer perder o senso, sentido e o norte de viver.
Precisamos de mais homens e mulheres QUE SEJAM EXEMPLOS, pintados na margem direita da rodovia do viver.
Eia, vamos lá!
Precisamos de pais que não desanimem em fixar limites para seus filhos. Que não se cansem em guiá-los, que sejam referenciais nos momentos de crise.
Precisamos de educadores que eduquem com entusiasmo, compartilhando saberes e suas vidas, conduzindo os educandos às mudanças no estilo de vida. Ensinando-lhes valores.
Precisamos de gestores que não se cansem de seu papel formativo, para com suas equipes, que liderem pelo exemplo. Que saiba ter, de forma amorosa, as conversas difíceis - catalizadoras do potencial humano.
Precisamos de amigos que nos emancipem de nosso hábitos ruins, dos vícios, da falta de valores, que nos orientem a como melhor atravessar eventuais vales de lágrimas, sem nos despedaçar pelo caminho.r
Precisamos de líderes religiosos, políticos, culturais e esportivos que nos inspirem ao nosso melhor. Que pratiquem o que pregam. Que nos influenciem a mudanças positivas.
Precisamos, de que eu e você, não desanime em se pintar na estrada da vida, como uma faixa de segurança a quem de nós cruzar o caminho, desnorteados ou ofuscados por coisas efêmeras e sem valor.
Ah! como precisamos...
Precisamos de sinais de alerta que nos ajudem a atravessar esses tempos.
Que nos tirem do lugar comum de uma sociedade excludente e
perversa.
Que nos ensinem a trilhar o lado bom da estrada.
O lado do bondade. O lado da mansidão. O lado da gratidão. O lado do perdão. O lado do amor. O lado da paz. O lado da ética. O lado da justiça. O lado da fraternidade. O lado do respeito. E por fim, e não menos importante, o da convivência amistosa entre diferenças.
Colocando faixas em nossa estrada, para que outros possam trilhar por ela com menos riscos de se perderem no caminho.
Então, quando você estiver em risco de bater seu carro emocional, em algo que está te ofuscando e levando-lhe para o abismo, mire-se numa pessoa tipo-faixa-branca-de-acostamento e siga seu exemplo, valores e ensinamentos.
Verás que o ofuscar não será forte bastante para tirar-lhe do caminho ou destruí-lo. Mesmo que a peleja esteja sendo dura e cansativa.
Sim, e tenha cuidado ao dirigir por estradas de corações sem faixas brancas no acostamento. Ela só são boas quando não é noite, não há trânsito e não chove, entenda a metáfora. Fique atento para não se abestalhar por qualquer coisa ao extremo, ofuscando-lhe o entendimento.
Obs: Crônica inspirada na mensagem de 5/6/2016 do Pastor André, disponível em http://www.imjb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores