Polenizando Vida



Precisamos de "polenizadores" humanos. Pessoas que levem aos outros otimismo. Que carreguem, nas suas "patinhas", a coragem de lutar e a força da esperança e solidariedade.

Que façam fecundar frutos ao influenciar positivamente o ambiente na qual inseridas.

Por isso, curto tanto as borboletas e abelhas, elas conseguem transmitir a vida.
Nem sempre polenizei meu ambiente. Às vezes, ao contrário, deixei-o tóxico - insalubre, com minha crítica excessiva e com meu pessimismo imanente.

Vez por outra, fui salvo pelo pólen de um amigo que mostrava outras facetas da vida.
Mostrando-me contextos, pretextos, cenários que não percebia.
Uma vez uma amigo-irmão me disse: "Rico, pare de arengar com a vida...!"

Este meu amigo-irmão - o Catão, polenizou meu viver. Aquele seu feedback mostrou o quanto estava sendo chato, e vitimizando-me para angariar migalhas de atenção e comoção humanas.
Uma lástima.

Polenizar é portar a dor da humanidade mas, paradoxalmente, levar a todos o anuncio das possibilidades que restam, depositar em cada coração, polens da perseverança.
Continuar respirando, por maior que seja a crise.
Resistir, sobreviver um dia de cada vez, sabendo que aquele polén fará, no momento oportuno, desabrochar a vida em todo seu esplendor.

Amigos-polenizadores, colegas de trabalho-polenizadores, portadores da fé, a eles um brinde.
Pois, em cada porção de pólen que carregam, nos ensinam que é preciso, contra toda desesperança, ter "fé na vida, fé nos homens, fé no que virá..."!

Mas, nem todos nascem pra abelhas e borboletas, então sejamos gratos quando cruzarmos com pessoas desta espécie, elas estão nos ajudando a frutificar.
Benditos (as) homens e mulheres borboletas e abelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores