01/12 - Dia Internacional de Luta Contra Aids

Hoje é o dia Internacional de luta contra a Aids.

Aos portadores do vírus, uma palavra de esperança - a cura virá, continuem resistindo.

Aos que não se previnem, um alerta: a Aids avança justamente pela soberba e ignorância dos que dizem: "eu sei quem tem aids", ou "se eu me infectar tomo o coquetel de retroviral e cura".

Ambos errados.

Quem ama, protege! Use camisinha.


Reproduzo um dos textos que escrevi quando estive à frente de uma ONG Aids, o GAV, em Campina Grande-PB, de 1994 a 1999.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Muita coisa muda quando se descobre a soropositividade. Mas, a vida é mudança permanente. Viver é modificar-se. Portanto, precisamos aprender a conviver com essas modificações necessárias, a nossa vida quotidiana.

Não há nenhuma , ou quase nenhuma informação para a pessoa portadora do vírus. Esta é uma fase difícil de ser ultrapassada. Os primeiros momentos são sempre de grande insegurança , inquietação e instabilidade. O impacto da notícia gera terror e pânico. É precisamos entender com clareza as opções que se tem pela frente.
Só não podemos nos deixar matar pelo medo e pelos preconceitos, inclusive por aqueles que estão dentro de nós mesmos. O impacto do HIV atinge muito mais do que as pessoas HIV positivas. Tem implicações para seus parceiros sexuais e membros da família, e foi por esta razão que a X Conferência Internacional de AIDS, realizada no Japão declarou que a família exerce um papel preponderante nas terapias e na evolução da doença.

Por outro lado, as pessoas HIV positivas têm um papel importante no apoio prestado a outras pessoas na mesma situação, já que sua experiência de viver com o vírus pode ajudá-las a entender os sentimentos e reações dessas outras pessoas.

A solidão , a clandestinidade vai produzindo uma morte - a morte social. Amigos e parentes muitas vezes deixam de visitar, ou quando visitam olham para portadores do HIV como se fora marcianos.

Caso você tenha algum amigo portador do vírus HIV saiba que sua presença amiga, sua solidariedade, seu apoio, melhora a imunidade e potencializa os efeitos dos medicamentos que ele toma, ajudando inclusive para que ele não desista de tomá-los ou de cuidar-se.

Saiba que seu amigo é um lutador, e que a cada dia sobrevivido é um a menos para a hora da cura.

E que todos os muros e monstros do preconceitos caiam, abrindo possibilidades de encontro e solidariedade para quem em HIV-Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores