Um tempo que se chama agora.

Já peguei celular dentro do vaso sanitário, ano passado.
Enrolei o ferido em papel higiênico, e, dois dias depois, tive coragem de ligá-lo, e num é que funcionou.
Dias desses foi minha carteira.
Fui tirar o paletó e pimba, carteira ao vaso.
Não contei conversa, mergulhei a mão e a resgatei.
Quando o risco vale a pena, para resgatar aquilo que damos valor, até botamos a mão na merda.
Pense nisso!
Agora ficar só olhando, não vai ajudar em nada!
Mova-se e corra atrás de seus objetivos.
Saia da arquibancada do jogo de sua vida.
Deixe de arrastar seu caixão na estrada de seu ser.
Quanto às mãos sujas... ninguém cresce sem isso.
Sem se envolver, se entregar, se comprometer com o que ama e bota valor.
E preciso aprender a superar o luto, o sofrer, a culpa. Aprender a meter a mão no vaso, recuperando nossa essência, antes que caiamos na tentação de dar descarga de nós mesmos.

Isso mesmo.
Tem muitos de nós que de tanta pancada que foi tomando da vida, foi se vendo como um "sem valor". Foi perdendo a auto-estima.
Pergunto-me se esse "sem valor" lhe visse caído num vaso sujo, ainda assim teria forças para lhes resgatar a si mesmo.
Muitos desistiriam.
Iriam buscar forças em pseudos-alegrias, se encheriam de drogas de todos os tipos, e cada vez mais afundariam vaso adentro. 
Esse texto poderia terminar por aqui. Mas estaria incompleto. 
Pois falaria tão somente do humano que temos.
Que é belo.
Porém, muitas das vezes, insuficiente para falar de vidas transformadas.
De pessoas de valor que estavam vivendo em vasos sanitários e que não se viam mais saindo daquela situação. 
Independente de quão sujo, de quão asqueroso se sinta. Do quão pobre, sem formosura e graça, se sinta.
Conheço um Deus de Amor, chamado Jesus, que mete a mão no vaso para nos resgatar.
Ele te dá valor. Não importa as circunstâncias.
Por mais feio, sem graça e chato que esteja se sentindo.
Tenha calma, é só uma fase!
Todos temos as nossas. Embrulhe-se no papel higiênico da fé. 

Ela absorverá tuas dores, mal-humores, descaminhos mal-cheirosos e te fará funcionar novamente, puro e límpido, tal água de fonte cristalina.
Mas, dê-se um tempo. Tenha paciência consigo mesmo. Logo você voltará a funcionar.
Mas, acredite em mim. Não fique olhando seus valores, ou as coisas não-materiais que já atribuiu valor,  partindo vaso abaixo.

Lute por elas. 
Pelos seus filhos.
Cônjuges.
Amigos.
Familiares.
Funcionários.
Não embruteça teu coração, não se vacine com os anticorpos da indiferença. 
Que a menor infeção de amor que tiver, de compaixão pelo outro, logo se multiplicarão em teu ser anestesiando-te para com o sofrer do outro, para com o pesar do outro.
Passando a olhar a tudo que ama pelos olhos opacos da indiferença.
Cuidado.
Se tem valor, vale o resgate.
Vale brigar por aquilo que te faz feliz.
Vale doar-se. Vale até sofrer, pense numa mãe que teve que internar seu filho viciado em droga, e à força. Quanta dor!
Ela meteu a mão no vaso sanitário. 
Tirou ele de um mundo de morte. Resgatou-lhe.
Pense naquele casal que um deles ainda aposta no outro. Vale o preço. 
Que não desiste de perdoar, de tentar mais uma vez.
Que mete a mão no vaso e diz que espera que ele, ou ela, "seque-se no papel higiênico" e volte a ser quem era. O amor acredita. 
Arrisca pelo outro, pois sabe de seu valor.
Portanto, não se deixe partir vaso adentro.
Idem para quem ama. 
Tudo tá tão descartável ultimamente, é tão fácil deletar, mudar de fase, buscar atalhos, que coisificamos e banalizamos sentimentos, até a morte.
Não entre nessa.
Relações são edificadas e forjadas lentamente, com dores, renúncias, alegrias aqui e acolá.
Isso as tornam melhores, como quem malha o ferro no fogo.
O pessoal agora desiste à primeira pancada. Não investe mais.
É a cultura do fast-love. 
Não embarque nessa. Uma vida com sentido e plena, exige paciência, perseverança e fé.
Mexa-se enquanto há tempo.
Resgate-se.
Resgate a quem ama.
Meta a mão no vaso e recupere o sentido de viver.
Mas, quando lhe faltarem forças. Quando de tão destruído não acreditar nem mais em você.
Quando pensar que é o fim, que não conseguirá mais renascer, depois de tantas derrotas, ou tão doloroso luto, lembre-se de quem apostou em ti e deu a vida por nós.
Nos amou incondicionalmente. 
Ele todos os dias te resgata, me resgata.
Me acolhe em seu "papel higiênico".
Me espera, me respeita no meu livre arbítrio. 
Me purifica, me limpa, me energiza, me motiva.
Ele sabe que sempre valerei a pena.
Mesmo que eu não me veja mais assim.
Mesmo que eu sinta que não valho mais nada. 
Mesmo que eu me veja como a brasa que perdeu o fulgor, o pássaro no laço do passarinheiro.
Mesmo que sobre mim venha todo tipo de imprecação, de escarnio, gozação e até de humilhação.
Mesmo que ninguém mais veja em mim algo que valha a pena por ele lutar.
Mesmo que eu mesmo não me veja superando a dor, a culpa, o sofrimento e o luto.
Digo-lhe com a convicção de quem já esteve na merda, Ele não te ver assim. Não te quer assim. 
Ele está pronto a te ninar, aninhar, amparar, socorrer e despertar em ti a força interior que nem tu mais sabia que ainda existia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores