Aos Aflitos de Coração



Sei que passas por dificuldades e que essa noite será difícil para ti, como a própria virada de ano. Mas, me escute um pouco, apelo-te. 

Ele nasceu no lugar em que se alimentavam animais. 
Imagino seus pais batendo de porta em porta, ela com contrações, pesada, fome, cansados, e o povo negando-lhes uma sala, um corredor, um chão, um resto de varanda sequer.
Não havia lugar para eles na vida dos homens.

Depois, já crescido, começa a anunciar a boa-nova de uma provocação de sua mãe: "Eles não têm vinho".
Faz birra e é duro com ela: "Que tenho eu contigo, mulher? Ainda não é chegada a minha hora."
Mas, ficou fazendo mi mi mi só uma fração de infinito.
Deve ter sentido a "olhada do Pai", e não falo de José, e a obedeceu.

Ele trouxe renovou a alegria dos escravos e aflitos. Não sem razão, palavra alegria é citada 150 vezes na Bíblia, enquanto que tristeza 42, podendo variar um pouco dependendo da tradução.

Ele, trouxe o Caminho, a Verdade e a Vida. Alegrai-vos sempre no Senhor!
A alegria Dele foi devida ao seu Pai ter aceito o sacrifício de Dele, para reatar os laços rompidos com a humanidade. Era essa sua fonte inesgotável de alegria, de esperança. Vou levá-los à casa do meu Pai. Vou diminuir o peso da vida de vocês, do seu viver, tal qual uma viga de madeira faz numa junta de bois de carga, dividindo dindo o peso entre eles, ao que chamamos de jugo. ele veio para os pobres, escravos, humildes, simples de coração. Tomou água na fonte dos "ditos impuros". Não deixou que cumprissem a Lei apedrejando uma adúltera. "Quem não tiver pecado que lance a primeira pedra!."
Hoje o povo das dores mal pode entrar nos templos a Ele dedicados. De tanta ostentação, de tanta gente pura, que se acha.
Ele carregou a cruz por todos nós. Mas, deixou claro, para quem veio e em que condições: a do amor.

Sei que passas por dificuldades, e que essa noite será difícil para ti, como a própria virada de ano. Mas me escute um pouco, apelo-te.

Sei que se sente deslocado, desfocado, sem graça alguma.
Que tem vontade em alguns momentos de desistir de viver.
Sei que choras de molhar o lençol.
Sei de tua dor. A sinto.Tu a carregas como um homem das dores.
E, finge perante todos, para que possa sobreviver aos olhares.
Então, se você que me lê sente-se assim: desanimado, sem energia, pobre, doente, aflito, cansado e triste nesse Natal, junte-se a Ele.
Se sente-se o mais podre dos pecadores, entregue-se a Ele.
Sabe aquele vinho que a sua mamãe Maria pediu para que ele restaurasse o estoque?
Foi para nós. O vinho da alegria.

Sei que passas por momento difícil: pode ser a saudade da morte de um parente, a dor de uma separação, a luta contra uma doença, as cicatrizes abertas das violências que passou... mas acredite: ele venceu o mundo, tende bom ânimo.

Sinta o amor Dele inundar teu coração. Sinta-o acariciando teus cabelos, te ninando e consolando tuas lágrimas.

Sinta Sua presença chamando-lhe para dividir suas dores com Ele. Sinta Ele lhe oferecendo a Paz: "Eu vos dou a Paz".

Nesse Natal, lembre-se do novo estatuto que ele nos deixou, que resume toda Sua Missão: "Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34).

Não ligue para as portas que também fecharam-se para ti. Ali, na manjedoura de teu coração, por mais suja que esteja, será onde Ele fará morada e nascerá, dando uma pincelada de esperança e um sentido todo especial ao teu viver.

Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores