Nas aflições, escute a música ao lado.


O instante mágico dessa foto tocou meu coração. Ela é de um expressionismo pujante. Uma foto sem pose, maquiagem e montagem de cenário. Um flagrante da realidade.
Vislumbro clientes aguardando sua vez. Aguardar tem sido um enorme desafio emocional, nos tempos velozes e furiosos em que vivemos. 
Preste a atenção na hora do embarque de qualquer vôo, ou quando o avião pousa que verá pessoas que brigam por minutos à frente das outras, tirando as bagagens por sobre suas cabeças. .
É a sociedade da pressa e das coisas uotzapadas. A vida acontecendo ao lado, e a pessoa de cabeça baixa, uotzapando. Vendo, selfiando ou curtindo o nada ao redor: nem pessoas, diálogos, encontros, natureza, sons, aromas, sabores, paisagens e vivências não repetidas.
Na foto, identifico 15 clientes. 14 sentados e uma em pé.
É de uma agência do BB, em MG, que resolveu brindar o atendimento com uma cantata de natal. Alguns poderiam me dizer: Putz Ricardim, prefiro receber meu brinde num atendimento mais rápido. É verdade. Mas não menos verdade, que ouvir belas canções enquanto aguarda sua vez é um excelente entretenimento. Se não posso mudar uma situação, imagine a do tamanho da fila de atendimento e da quantidades de atendentes (se for o caso), ainda assim posso mudar a mim mesmo e aproveitar as possibilidades que aparecem na ocasião, a Cantata é uma delas. Acontece que no modo Murchar, como costumo chamar essa postura de piloto automático do viver, não vemos outras possibilidades e alternativas, nas estratégias de enfrentamento da realidade.
Na foto percebo:
12 no modo murchar pra Cantata.
3 no modo florescer pra Cantata.
Assim caminha a humanidade, e na mesma proporção. Um monte de gente perdendo os sentido da vida, fila à fila, e um punhado encontrando razões para ser feliz, apesar dos pesares. Aproveitando o coral que se esgoela para ser notado.
A humanidade vem perdendo o "tempo" e a prática de perceber o bom, belo e inspirador; mesmo que esteja cantando ao seu lado.
Os problemas, aflições e todo tipo de azedume emocional envenenam o humor.
E, as facetas da vida que valem a pena acontecem ao lado, passando desapercebidas pelos olhos opacos da indiferença, tédio e cansaço de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores