Positiva-Mente


Um dos aprendizados mais 
importantes é o do agir positivamente.
Precisamos remodular nosso
aparelho mental para esse aprendizado. Aprender a ser bom, alegre, grato, 
otimista e esperançoso.
Somos treinados, desde a infância,
para focar nos problemas e ampliar o 
que nos falta e nos faz infelizes. 
Chamar atenção para um estado 
doloroso do ser atrai estímulos, atenção,e ficamos viciados nisso. 
Aprendemos a curtir, curtir, 
comentar e compartilhar um 
estilo de vida enfastiado e negativo, 
no qual ninguém presta e a vida está sempre nos devendo algo. 
A psicologia positiva não é uma psicologia de auto-ajuda. 
Ela reconhece que há situações difíceis, limites, dolorosas. 
Só modula o filtro perceptivo para buscar outras perspectivas que ainda restam, 
apesar da dor, trauma ou situação desagradável que lhe acontece. 

Tomo a liberdade em enumerar algumas lições que venho tentando praticar em meu viver. Estou ainda no Nível I do curso. 

Lição 1  -  Crie um diário de gratidão e vá anotando nele as coisas pelas quais é grato. Enumere todos os dias três coisas de que é grato. Não precisam ser coisas do tipo top top top.  Pense em coisas do tipo, como é boa esta coberta quentinha que me aquece. A ela sou grato.

Lição 2 -    Tenha metas em elogiar as pessoas que cruzam teu caminho, em se doar e praticar gestos de bondade.  Ainda mais, reconheça, reconheça, reconheça. Valorize, valorize, valorize. Cuidado para não pensar demais em você, ficando num estado de ansiedade e hiperreflexão mórbido, impotente. tire o foco de você: doe-se ao outro, seja bom, pratique a generosidade e atos de gentileza. 

Lição 3 - Filtre os tóxicos-emocionais ao seu redor.  Contudo aprenda a conviver com os mal-humorados, sem se contaminar. Não existe uma bolha para você habitar nela. 

Lição  4 - Valorize os pequenos prazeres, pequenas alegrias, pequenos momentos de felicidade e satisfação.  Fique atento a eles, estão em toda parte. Olhe o que lhe acontece como bênção, e não como maldição. 

Lição 5 - Interesse-se genuinamente pelo outro, pela sua história. Ele tem qualidades, já deve ter superado tanta coisa, tem uma vida rica e que você não conhece ainda. Cada pessoa que cruzará nosso caminho, ela e nós, podemos continuar nossa rotas diferentes, desde que seja um encontro verdadeiro.  

Lição 6 - Não desanime com o sofrimento. Ele faz parte do pacote do viver. Desvie rotas, altere cursos de ação, mude e transforme-se a si mesmo diante de uma dor.  Seja um guerreiro na sua doença, no seu luto, na sua situação desagradável. Outros te seguirão.   Aprenda a transcender, a voar, a fantasiar uma existência plena de sentido. 

Lição 7 - Leve-se para tomar sol, caminhe, contemple a natureza. Não fique amofinado em casa. Cultive práticas de qualidade de vida. Saia, nem que seja para observar a vida que teima em acontecer, até numa feira livre, ou numa praça de alimentação de um shopping qualquer. 

Lição 8 - Amplie suas redes de referência relacionais.  Sejam reais, sejam virtuais. Os relacionamentos interpessoais são bálsamos e fontes de sentido e sendo de pertencimento.  Só cuide com as toxinas emocionais que eventualmente possam circular em suas redes relacionais, aprenda a filtrá-las. 

Lição 9 - Esteja presente. Tenha senso de possibilidades, de ator, de protagonista, de missão no palco de sua vida. O aqui e agora é tão rico de pequenas realizações, prazeres, acontecimentos legais, contudo pelo excesso de negativismo não conseguimos mais ver. Nossos olhos ficam opacos pela indiferença. Nosso foco é no trânsito pesado, e não na música linda que toca no rádio, ou na árvores floridas com as quais cruzamos, ou aquele por do sol lindo.  

Lição 10 -  Todos os dias vacine-se contra as infecções do ser, oriundas dos vírus do medo, ansiedade, luto, ira, culpa, inveja e mágoa. Vacinas de afeto, perdão, aceitação,  esperança, coragem, diálogo, fé na vida, nos homens e no que virá. 

Lição 11 - Medite todos os dias. Se for espiritual, ore. Na meditação integre-se à natureza, ao cosmos. Evite debulhar os problemas, os pedidos, o que te faz infeliz. Relaxe e contemple a vida plena ao seu redor. Curta estar vivo. Um pássaro que canta, uma brisa que chega. Uma pessoa boa que te fez e faz bem. Foque na paz. 

Lição 12.  Crie rituais positivos.  Todos os dias vou dar bom dia. Todos os dias vou abraçar alguém. Todos os dias vou agradecer algo. Todos os dias vou fazer algo que goste, não precisa ser trabalhoso e caro. Enumere suas bênçãos e caminhe mais uma légua em busca do ser.

Lição 13 - Se nada funcionar, respire, respire, respire, e, diga: só por hoje vou agir diferente, nem que seja vivendo um papel que me soe ainda estranho - no teatro e palco da vida e do viver.  Como se estivesse fazendo um exercício, numa academia, nem sempre fáceis de serem executados. Faça, mesmo que não goste exercícios, perdoar, não falar em mágoas, ter interesse pelo outro, cultivar gestos de carinho e afeto. Aos poucos, estes novos comportamentos, vão modulando novas operações em seu modelo mental.  O que chamo de aprendizado da psicologia positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores